Exposição Mulheres em Vida

Español (España)  Português do Brasil (pt-BR)  English (United Kingdom)

 

Exposição Mulheres em Vida

IFF/Fiocruz promove Exposição "Mulheres em Vida"

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e o Espaço Travessia do Instituto Municipal Nise da Silveira convidaram o projeto Tabuleta Itinerante para a organização conjunta da Exposição "Mulheres em Vida" que foi realizada no dia 26/3. Ao todo, 25 obras de diferentes artistas ficaram expostas no pátio do Instituto.


Artistas, público e responsáveis pela exposição


Organizada pela coordenadora do PPGSCM do IFF/Fiocruz, Ivia Maksud, e com a curadoria de Bianca Branco e Marcelo Valle, a exposição trouxe obras que refletem, a partir do olhar dos artistas, diversas questões relativas ao universo feminino e feminista, nos campos simbólicos e materiais, das lutas diárias por direitos, no público e no privado.

Ivia explicou sobre a ação. "Eu conheci o Tabuleta Itinerante na exposição Saudação à Yemanjá, realizada na Praia do Arpoador, e achei interessante trazê-los ao IFF/Fiocruz em março, um mês de luta e conscientização dos direitos das mulheres. A nossa ideia era sugerir às/aos artistas que criassem suas obras a partir das linhas e temas que estudamos na pós (violência e saúde, situações de saúde relacionadas à cronicidade e deficiência, gênero, sexualidade e reprodução, e saúde materna, perinatal e da criança). Acreditamos que uma ação extensionista que reunisse todas as pessoas que transitam pelo Instituto, como pacientes, mães ou cuidadores de crianças assistidas pela instituição, alunas, professores, profissionais de saúde e trabalhadores poderia ser importante para conectar os mundos da saúde e da arte. Foi muito bacana, vimos muitas pessoas passando por aqui, interagindo, algumas que talvez nunca tivessem ido a uma exposição ou olhado para uma obra de arte com tempo para contemplar".

“O Tabuleta Itinerante pretende circular por vários lugares abordando temas diferentes a cada exposição. Eu quis deixar todos os artistas à vontade para escolherem qual a temática trabalhariam, dentro do assunto que foi proposto. Não interferimos no trabalho de ninguém, já que cada um tem o seu olhar sobre as mulheres e suas diferentes perspectivas, até porque também tivemos a participação de homens no projeto”, explicou Bianca.

A exposição movimentou o pátio do Instituto


Marcelo Valle ressaltou a importância de manifestações artísticas em locais públicos, de forma gratuita, onde as pessoas são surpreendidas. "É uma possibilidade de tornar a arte mais democrática, acessível. Aqui estamos fora dos museus e de lugares mais convencionais de exposições. As pessoas que vieram aqui hoje, não vieram para ver arte. Elas vieram para se consultar, trazer o filho, trabalhar e se depararam com arte, com artistas dispostos a explicar suas obras e puderam aproveitar esse momento".

O evento seguiu com uma Roda de Conversa com os artistas, que agradeceram a oportunidade de terem seus trabalhos expostos, explicaram suas obras e ideias para o projeto, trouxeram seus relatos pessoais sobre o que é ser mulher, além de compartilharem histórias emocionantes e inspiradoras. Foi uma tarde rica de debate sobre temas como racismo, maternidade, amamentação, direitos sexuais e reprodutivos, aborto, violência contra a mulher, dentre outros.

Roda de Conversa com os artistas


Artistas que exibiram suas obras no Instituto: Ana Pose, Anna Marz, Amanda Olbel, Bebel Franco, Bianca Branco, Carla dos Santos, Cecília Ribas, Cláudia de Paula, Daiane Lúcio (Dai), Danilo Brito (in memorian), Deisi Paiva, José Miguel Nieto Olivar, João Maturo, Lina Zaldo, Marcelo Valle, Maria Luisa, Maria Pitú, Marie Hego, Márcia Fixel, Omarcca, Otavio Avancini, Sandra Passos, Tassia Xavier, Tati (in memorian) e Yuki Hayashi.

 

Oportunidades

Inscrição em Disciplinas para Alunos Externos 2025.2

Acesse o site através do link: https://acesso.fiocruz.br

Leia mais...

Inscrição em Disciplina para Alunos Externos 2025

Acesse o site através do link: https://acesso.fiocruz.br

Leia mais...

Inscrições para alunos externos

Acesse o site através do link: https://acesso.fiocruz.br

Leia mais...

Publicações

Promoting gender equity in the scientific and health workforce is essential to improve women’s health

Acesse aqui

Ética e campos sensíveis de pesquisa: afetos, subjetividades e emoções em cena

Acesse aqui

Eventos

Seminário Nacional Interculturalidade, Migrações, Gênero e Saúde

 

Leia mais...

Saúde Mental de Crianças com Experiências Trans

 

Leia mais...

Stealthing no Brasil: Panoramas, Perspectivas e Desafios

 

Leia mais...

Defesas

Defesa - Rafaela Ailana Araujo de Oliveira

Defesa - Clarice de Azevedo Sarmet Loureiro Smiderle

Defesa - Marina Machado Vilarim de Castro

Esse site foi produzido com recursos provenientes do Projeto de Fortalecimento Institucional à Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher, no âmbito do Edital Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu do Estado do Rio de Janeiro (Ref: E-26/211.040/2021) da FAPERJ

Logo Faperj

Este site foi desenvolvido em parceria com a Morning Star Consulting
Conheça em https://morningstar.com.br/

Logo Morning Star