O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), fundado em 1924, é uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecida, em 2006, como hospital de ensino pelo Ministério da Educação e, em 2010, como Instituto Nacional pelo Ministério da Saúde.
Foi em 2010, quando o Instituto recebeu a denominação de Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, que passou a assumir a atribuição de órgão auxiliar do Ministério da Saúde na tarefa de desenvolver, coordenar e avaliar as ações integradas, direcionadas à área da saúde desse público em âmbito nacional.
A reconfiguração do Instituto Fernandes Figueira como Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente decorre de um conjunto de ações vinculadas tanto à atuação e competência de seus profissionais como às discussões sobre o desdobramento natural de sua trajetória, reconhecido no âmbito da Fiocruz e do Ministério da Saúde, o que responde à consolidação e ao aprimoramento das políticas públicas brasileiras, voltadas para seu público-alvo.
Missão
Promover saúde para mulher, criança e adolescente e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Visão
Consolidar-se nacional e internacionalmente como Instituto de referência na produção de conhecimento, gestão participativa e atenção integral para a saúde da mulher, da criança e do adolescente.
Valores
- Humanização
- Foco no usuário
- Gestão democrática
- Valorização do trabalhador
- Transparência
- Eficiência e efetividade
- Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade
- Inovação
- Diversidade
- Responsabilidade Social
- Ética
O IFF/Fiocruz tem em sua estrutura o Centro de Referência Nacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), sendo considerado um “Hospital Amigo da Criança” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Ministério da Saúde. A titulação e o reconhecimento concedidos a instituições que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno não são uma conduta a priori, mas, a posteriori, resultado de um trabalho permanente, com dedicação, competência e boas práticas em saúde pública. O Instituto recebeu outros reconhecimentos, como o Prêmio da Organização Pan-americana de Saúde por suas ações e iniciativas bem-sucedidas no âmbito do desenvolvimento humano no hemisfério sul; o Prêmio Sérgio Arouca de Saúde e Cidadania para o Banco de Leite Humano (BLH) e o Prêmio Leila Diniz - Pré-natal e Parto Seguros e Saudáveis.
A pesquisa em saúde exerce um papel estruturante e fundamental para a excelência do IFF/Fiocruz, no qual as ações de pesquisas científicas e tecnológicas têm como referência o cenário demográfico e epidemiológico da saúde, assim como o impacto na qualidade, promovendo e inovando soluções para a saúde da mulher, da criança e do adolescente em seus principais agravos. As diretrizes formuladas a partir desses conhecimentos acumulados buscam possibilitar que o sistema integral de saúde responda às demandas da população-alvo, com qualidade e resultados efetivos e eficientes.
Durante mais de 20 anos, o IFF/Fiocruz vem investindo na efetivação de ações direcionadas à pesquisa e ao ensino, alinhadas à missão institucional da Fiocruz. O marco determinante dessa política ocorreu com a promoção do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM), em 1988, que, tem como foco a formação de professores e pesquisadores no campo da saúde coletiva. Em consonância com tal processo, foram criados, em 2011, os cursos de Mestrado e Doutorado em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher. O eixo temático do IFF/Fiocruz – saúde da mulher, da criança e do adolescente – corresponde a um importante marco de atuação e foco, tanto na área de assistência, gestão e formação de docentes e de pesquisadores quanto na emergente construção de tecnologias, práticas e saberes direcionados aos grupos em situação de vulnerabilidade.
Outra importante contribuição na área de ensino, pesquisa e formação continuada é o Mestrado Profissional, quanto ao impacto social e assistencial do âmbito do IFF/Fiocruz, considerado uma referência nacional nas mais seguras práticas da saúde. O curso, que iniciou em 2008, tem por finalidade analisar, identificar e diagnosticar situações da rotina profissional, valorizar as melhores abordagens qualitativas, resolver problemas e desafios das questões de saúde da mulher, da criança e do adolescente e utilizar a avaliação em larga escala na metodologia do processo de gestão.
O IFF/Fiocruz mantém atividades importantes na área de Ações Nacionais e de Cooperação. O Instituto atua de forma estratégica no âmbito da cooperação internacional em saúde pública, em parceria com o Instituto de Comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), estabelecendo diferentes acordos de cooperação com instituições de assistência, ensino e pesquisa de outros países, com destaque para os ibero-americanos, nações do continente africano e o projeto multilateral desenvolvido com a França para ações comuns no Haiti e capacitação de gestores no contexto da gestão hospitalar.