O dia 12 de maio é marcado por ser o Dia Mundial do Enfermeiro e marca o início da semana da enfermagem, que prossegue até o dia 20, Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem. E para comemorar o importante e essencial papel dos profissionais da enfermagem para a sociedade, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), foi palco de uma manhã dedicada aos profissionais da área.
O vice-presidente da Associação de Servidores da Fiocruz (Asfoc-SN), Paulo Garrido parabenizou os enfermeiros pela capacidade social da categoria para tratar com carinho, esforço e dedicação os pacientes e também pelo compromisso à saúde e qualidade de vida das pessoas. “Tão importante quanto celebrar, é destacar o quanto os profissionais da enfermagem influenciam no contexto da comunidade de forma a contribuir e criar um mundo mais saudável”, destacou ele.
Claudia Alexandre, coordenadora técnica de Enfermagem do IFF ressaltou que o diferencial da categoria é a união, parceria, força e capacidade de enfrentar os problemas e adversidades. “Somos um grupo de profissionais muito comprometidos com o paciente e com a saúde e eu tenho muito orgulho de ser enfermeira e estar aqui representando esse grupo do IFF”.
Para o diretor do Instituto, Carlos Maurício de Paulo Maciel, dia da enfermagem é todo dia dentro de uma instituição de saúde. “O IFF não existe sem a enfermagem, que é o pulmão de um hospital. O comprometimento e a dedicação dessa equipe, no processo de cuidar, é impressionante, vocês são peças fundamentais para uma instituição de saúde”, salientou.
O evento contou, também, com palestras sobre Segurança em Práticas de Enfermagem, com Renata de Oliveira Maciel, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE); Inteligência Emocional Aplicada à Prática Profissional de Enfermagem, ministrado por Wendy Fernandes Bueno Koehler do Hospital Federal do Andaraí; Estratégias para Melhoria da Experiência do Paciente com Terapia Intravenosa, com Raquel Dantas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e Experiência de Grupo de Pesquisa na Qualidade e Formação do Enfermeiro com Andréia Rodrigues Gonçalves Ayres do Hospital Universitário Gafreé e Guinle (HUGG).



