Disciplinas do PPGSCM

 

  • Obrigatórias – Mestrado

Processos Pedagógicos em Saúde Coletiva: política, conhecimento e emancipação
Professoras: Martha Cristina Nunes Moreira e Danielle Ribeiro de Moraes
Professora convidada: Roseli Fonseca da Rocha
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3

A disciplina compreende o espaço da docência como criação, tendo a sala de aula como locus de interação política, entre conhecimento, saber fazer e reciprocidade discente e docente. Ancorada no campo da saúde coletiva, reconhece que as formas de aprender e ensinar nesse campo se interceptam com a maneira como a epidemiologia, as ciências sociais e humanas, e a política e planejamento em saúde circunscrevem e falam sobre seus objetos. Para tanto, organizamos a disciplina em três eixos: (1) recuperar o artesanato que reside na construção da sala de aula, discutindo os lugares de quem se propõe ao ofício de ser professor, na transmissão e na vinculação com os sujeitos do conhecimento; (2) recuperar com leituras e interações com professores como eles produzem seus cursos de acordo com os três campos onde se identificam: se epidemiologistas, se cientistas das humanidade, se, ainda, cientistas do planejamento, política e gestão / avaliação; (3) compreender como a perspectiva da educação permanente traduz problemas e matéria-prima do trabalho de educação e produção de cuidado em saúde na aposta das ações afirmativas e inclusão social; (4) e como pensar técnicas e avaliações, na relações com paradigmas de pensamento e opções políticas emancipatórias. Objetivo: Propiciar ao futuro docente a aquisição de subsídios básicos para refletir criticamente sobre o fazer pedagógico e reconstruir uma prática, redimensionando o trabalho docente, contribuindo para uma ação transformadora na sociedade.

Políticas de Saúde para mulheres, crianças e adolescentes 
Professores: Maria Auxiliadora Mendes Gomes e Marcos Nascimento
Carga Horária: 60
Créditos: 4

Objetivo geral: estudo de políticas na área da saúde da mulher, da criança e do adolescente, à luz das noções de direito à saúde, integralidade, humanização, gênero e direitos reprodutivos, abrangendo aspectos históricos, conceituais, epidemiológicos, políticos, culturais, legais e normativos. Método de trabalho: conferências, aulas expositivas e debates em classe de textos de leitura obrigatória. Avaliação: para o conceito final, serão considerados a frequência e a pontualidade, a leitura prévia dos textos indicados, a elaboração de notas de leitura e a participação em classe, apresentação de trabalho final. Síntese do conteúdo programático - Gênero como categoria analítica para estudo de práticas e políticas de saúde - História da saúde no Brasil - O Sistema Único de Saúde: antecedentes históricos e aspectos contemporâneos - Política Nacional de Humanização - A noção de integralidade e seu potencial na análise de políticas de saúde - Transição demográfica e epidemiológica no Brasil - Determinantes sociais da saúde - Panorama epidemiológico da morbimortalidade de crianças, adolescentes e mulheres no Brasil - Aspectos históricos e contemporâneos da construção de políticas de saúde para mulheres, crianças e adolescentes - Morbimortalidade materna e neonatal - Políticas de assistência obstétrica e neonatal - Prevenção e tratamento de agravos decorrentes de violência contra mulheres, adolescentes e crianças - Aids entre mulheres, crianças e adolescentes - Fecundidade, contracepção e aborto no Brasil - Integralidade e humanização na abordagem do câncer de colo uterino e de mama - Adoecimento crônico entre crianças e adolescentes

Pesquisa Qualitativa em Saúde
Professoras: Ivia Maksud e Tatiana Wargas
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3

A disciplina tem por objetivos: (a) compreender as bases da pesquisa social no sentido de contextualizá-las no campo da saúde; (b) discutir a cientificidade e a pertinência dos métodos qualitativos na prática de pesquisa em saúde; (c) Reconhecer algumas possibilidades de métodos e técnicas utilizados em pesquisa.

Conteúdo Programático: Bases epistemológicas e características da pesquisa qualitativa. Desenho de Investigação qualitativa. A construção do objeto. O Trabalho de Campo. Estratégias metodológicas: etnografia, estudo de caso, narrativas, observação participante. Técnicas: entrevistas e grupos focais. Interpretação e análise de dados qualitativos. Ética e pesquisa qualitativa em saúde.

Epidemiologia

Professoras: Daniele Marano e Joviana Avanci
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4

Objetivo: Apresentar os conceitos e o método de investigação científica em Estatísticas e Epidemiologia para instrumentalizar a análise de artigos científicos e desenvolvimento da pesquisa clínica e epidemiológica na área de saúde. Com este conhecimento o aluno será capacitado a compreender os fundamentos teóricos do método científico na área quantitativa para descrever e analisar um conjunto de dados. Síntese do Conteúdo Programático: Introdução à pesquisa quantitativa na área da saúde. Conceitos, variáveis, tipologia e escalas de medida. Análise exploratória dos dados. Elaboração de tabelas e gráficos para diferentes tipos de variáveis: qualitativas e quantitativas. Medidas de tendência central e de dispersão de uma distribuição. Medidas para apresentar os dados nominais... Objeto e lógica da investigação epidemiológica. Medidas de associação e Impacto: Risco Relativo, Razão de Chances, Risco Atribuível. Inferência causal. Viés e confundimento. Validade e confiabilidade. Estudos epidemiológicos no âmbito clínico e populacional (experimentais, transversais, caso-controle e coorte). Análise crítica da literatura médica.

Seminários Avançados Mestrado
Professores: Ivia Maksud e Luiz Teixeira
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3

A disciplina tem por objetivos aprofundamento teórico e capacitação para o processo de pesquisa dos discentes. Espera-se acompanhar o desenvolvimento dos projetos dos alunos do mestrado desde seu ingresso até o momento da qualificação. Divide-se em duas partes. Na primeira, um conjunto de aulas teóricas - expositivas e dialogadas - objetiva oferecer conteúdo para contribuir com a fundamentação teórico-metodológica dos projetos. São convidados professores que atuam na Biblioteca, do Departamento de Pesquisa e no Comitê de Ética do IFF para contribuir com o processo de formação dos alunos em pesquisadores. Posteriormente, os alunos realizam apresentações de seus projetos, tendo a participação de seus orientadores e demais docentes da PG como debatedores.

Conteúdo Programático da primeira parte: a) A construção do projeto de pesquisa. b) Introdução conceitual às bases de dados e à pesquisa on-line em Ciências da Saúde. Elaboração de Estratégias de busca: Palavras-chave, Descritores, Operadores Boleanos; Uso do gerenciador de referências bibliográficas – Zotero; Plágio na produção acadêmica. C) Ética em Pesquisa. d) Fluxo dos projetos de pesquisa no IFF/Fiocruz.

Crescimento e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente 
Professoras: Maria Elisabeth Lopes Moreira, Fernanda Valente Mendes Soares, Maria de Fátima Junqueira Marinho, Maria Dalva Barbosa Baker Méio. 
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Objetivo: Propiciar aos alunos o aprendizado da teoria e prática das dimensões envolvidas no crescimento físico e desenvolvimento humano, usando-os como bases da monitorização da saúde da criança da concepção até a adolescência. Síntese do Conteúdo Programático: O crescimento intraútero e a monitorização do bem estar fetal, O baixo peso ao nascer e suas repercussões na vida adulta, O impacto do ambiente e da hereditariedade no alvo genético; As curvas de crescimento: metodologia e estatística; Curvas de crescimento: análise crítica e utilização prática; Desenvolvimento e sua relação com maturação e crescimento físico; Distúrbios de crescimento e as indicações de uso do hormônio de crescimento; A utilização das curvas de crescimento como indicadores de saúde de uma população.

  • Obrigatórias – Doutorado

Princípios e Métodos científicos para a Elaboração da Tese 
Professores: Claudia Bonan, Luiz Teixeira, Paula Gaudenzi e Tatiana Wargas
Carga Horária: 105
Créditos: 7 (sete)

A disciplina visa oferecer um panorama geral do campo da Saúde Coletiva e contribuir para que os alunos desenvolvam seus Projetos de Pesquisa inseridos neste campo de atuação. Será dividida em três partes: (1) Ciências Sociais, História e Saúde; (2) Tópicos de Estudos Sociais das Ciências e (3) Seminários Avançados de Doutorado. A primeira parte, que ocorrerá no primeiro semestre do doutorado, visa fazer com que os alunos compreendam o processo histórico de construção do sistema de saúde brasileiro e desenvolvam a capacidade de formular análises a partir do instrumental do campo das ciências sociais, trabalhando conceitos e teorias que lhes deem subsídios para a produção de suas teses. A segunda parte, ministrada no segundo semestre do doutorado, tem como objetivo principal subsidiar a compreensão das ciências como campo de práticas sociais, discutindo em perspectiva interdisciplinar os modos de produção, validação e legitimação de conhecimentos científicos, as dinâmicas relacionais entre as ciências e outros campos sociais, incluindo outros campos de produção de conhecimento, as disputas e controvérsias científicas dentro e fora do campo científico. A terceira parte, por sua vez, ocorrerá no terceiro semestre do doutorado e visa contribuir para o desenvolvimento dos Projetos de Pesquisa individuais, no sentido da especificação do objeto ou problema de pesquisa; justificativa e relevância do estudo; uso de metodologia coerente com o objetivo do trabalho, além de apoiar o desenvolvimento da capacidade de operar conceitos e teorias relevantes para o Projeto (fundamentação teórica).

Saúde e Sociedade
Professora: Suely Deslandes
Carga Horária: 60
Créditos: 4

Objetivos: Analisar, a partir do instrumental teórico oferecido pela Sociologia, alguns problemas sociais contemporâneos que têm desafiado paradigmas e estratégias do campo de Saúde Coletiva, seja para a formulação de políticas efetivas, seja para o atendimento de suas complexas demandas. A primeira parte do curso tem como eixo o processo de globalização e suas implicações societais e políticas. A segunda parte explora as implicações da globalização nas agendas públicas para o setor saúde e os movimentos sociais por saúde. Síntese do Conteúdo Programático O processo de globalização, suas implicações na saúde das populações e dos indivíduos e as iniciativas de atuação do setor. O papel do Estado e das políticas públicas para o enfrentamento de problemas globais. A precarização/uberização do trabalho. A precarização do emprego formal. Pobreza e exclusão social. Globalização e a (re) produção da pobreza. Os vários e novos padrões de exclusão social. Desigualdades sociais. O desafio das desigualdades sociais para a Saúde. A solução penal, o Estado prisão. A agenda global de saúde. Os movimentos sociais em rede. Movimentos sociais globais por saúde. Na perspectiva de implicação com a produção de quadros reflexivos para a compreensão dos cenários contemporâneos, tomaremos a análise de casos que dialoguem com a pandemia da Covid-19 e demais questões de abrangência local e global.