Docentes do PPGSCM

 

  • Docentes Permanentes


1.    Adriana Teixeira Reis    
       Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
       http://lattes.cnpq.br/1214511185533941  

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery- EEAN/UFRJ (2010). Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Especialista em Pediatria e Neonatologia pela UERJ (2000) e em Gestão Hospitalar pela ENSP (FIOCRUZ, 2003). Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Departamento de Enfermagem Materno-Infantil) e enfermeira do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica e Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem neonatal cirúrgica, cuidado humanizado e segurança do paciente pediátrico e neonatal.


2.    Claudia Bonan Jannotti
      Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
      http://lattes.cnpq.br/1208979531615014 
 
Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981). Mestrado em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais UFRJ (1996). Doutorado em Ciências Humanas pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais UFRJ (2002). Pós-doutorado no Centre de recherche médecine, sciences, santé, santé mentale, société (CERMES3/CNRS) (2012). Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira (Capes 5), Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz).

 

3.    Corina Helena Figueira Mendes
       Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
      http://lattes.cnpq.br/1815452985885607

 
Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e em direito pela Universidade Federal Fluminense (1987), possui especialização em Psicologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996); mestrado (2000) e doutorado (2005) em Ciências, com área de concentração em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz. Tecnologista em Saúde Pública nessa instituição, atua no Instituto Nacional de Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira como professora e pesquisadora nas temáticas de gênero, sexualidade, violência e saúde. Tem experiência na área clínica, hospitalar, gestão em saúde pública, extensão universitária, ensino e pesquisa, com ênfase em saúde coletiva e políticas públicas voltadas para violência e saúde; saúde perinatal, saúde da mulher e da criança; doenças infecciosas e promoção de saúde.

 

4.    Daniele Marano Rocha    
      Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
      http://lattes.cnpq.br/1696590212050378


 Doutora em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP - FIOCRUZ/2012), Mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2007) e Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2005). Trabalha no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ). Atualmente é professora permanente da Fundação Oswaldo Cruz na Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher e atua nas linhas de pesquisa da área da Saúde Coletiva. Tem experiência na área materno infantil e epidemiologia atuando principalmente nos seguintes temas: gestantes, saúde coletiva, l epidemiologia (Texto informado pelo autor).

 

5.    Edinilsa Ramos de Souza
      Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
      http://lattes.cnpq.br/7328118654810844


 Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1991) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1995). Atualmente é pesquisadora em Saúde Pública, Classe U, nível III da Fundação Oswaldo Cruz; Bolsista de Produtividade em Pesquisa, do CNPq, nível 1C. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Violência e Seu Impacto na Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: morbimortalidade por acidentes e violências, causas externas, avaliação de programas e serviços, atenção à saúde, segurança pública.

 

6.    Elizabeth Artmann  
      Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   
      http://lattes.cnpq.br/4671362035690213

 
Possui mestrado em Saúde Pública pela ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP, Campinas (2002). É pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Foi coordenador de ensino da subárea de planejamento e gestão (2003-2005;2008-2009) e coordenador geral do Programa de Pós-graduação stricto sensu da ENSP/Fiocruz de 2005 a 2007. Foi editor assistente da Revista Ciência e Saúde Coletiva de 2011 a 2013. É parecerista dos periódicos científicos: Cadernos de Saúde Pública, Interface, Comunicação e Saúde; Revista Physis/UERJ; Revista de Saúde Pública/USP, entre outras revistas científicas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão em Saúde, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa/áreas temáticas: gestão hospitalar, planejamento estratégico e prospectiva em saúde, análise cultural organizacional; regionalização e descentralização em saúde, humanização, paradigma linguístico e saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Planejamento e Gestão (CNPq) e coordena um projeto na área de Gestão Estratégica e Humanização e outro na área de Avaliação do ensino de pós-graduação em saúde. Coordenou o Mestrado Internacional em Saúde Pública da ENSP em Angola, finalizado em 2011. Foi Chefe do Departamento de Administração e Planejamento em saúde da ENSP/Fiocruz de 2013-2015. É docente permanente no Programas de Pós-graduação em Saúde Pública da ENSP e no PPGSMC do IFF/Fiocruz e orientador de mestrado e doutorado.

 

7.    Fernanda Valente Mendes Soares
       Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
       http://lattes.cnpq.br/2135140461129618

Graduação em Nutrição (2002) pela UFV. Mestre (2007) e Doutora (2011) em Ciências pelo IFF/Fiocruz. Pesquisadora em Nutrição Clínica Materno e Infantil do IFF/Fiocruz Professora da Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher do IFF/Fiocruz Professora da Pós-graduação em Nutrição na Obstetrícia, pediatria e Adolescência na Nutmed Principais linhas de pesquisa :nutrição, crescimento e composição corporal de recém-nascido a termo e pré-termo; composição nutricional do leite humano; nutrição e Zika; dificuldades alimentares e disciplina positiva na alimentação infantil; impacto dos primeiros 1000 dias no processo de saúde e doença na vida atual e futura.

 

8.    Fernanda Rebelo dos Santos
      Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
      http://lattes.cnpq.br/4466625645018847

 
Pesquisadora na área de epidemiologia da saúde perinatal do Instituto Fernandes Figueira (IFF)/Fiocruz e professora permanente dos Programas de Pós-graduação em Pesquisa Aplicada a Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz) e Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Nutrição Humana pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFRJ na área de Epidemiologia Nutricional. Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/ Fiocruz, no programa de Epidemiologia em Saúde Pública e estágio sanduíche na Harvard T. H. Chan School of Public Health. Tem experiência na área de Epidemiologia da Saúde Perinatal, com ênfase nos seguintes temas: biomarcadores, desordens hipertensivas, parto, saúde mental, estudos longitudinais, revisões sistemáticas e metanálise. Mãe do Pedro, esteve de licença maternidade de janeiro a agosto de 2019.

 

9.    Ivia Maria Jardim Maksud
      Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
      http://lattes.cnpq.br/5338114042740741

 
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva (Área de Concentração: Ciências Humanas e Saúde) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi professora adjunta da Universidade Federal Fluminense de abril de 2009 a janeiro de 2015, atuando na graduação do curso de medicina e na Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Atualmente é pesquisadora da Fiocruz, Coordenadora e professora permanente da Pós-Graduação Strictu Sensu em Saúde da Criança da Mulher (IFF/ Fiocruz). Exerce a função de Editora Científica da Revista Saúde e Sociedade. Tem experiência na área de Ciências Sociais em Saúde, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: Ciências Sociais e Saúde Coletiva; Metodologia Qualitativa em Saúde. Subtemas: IST/HIV/AIDS; Gênero, Sexualidade e Saúde; Saúde da Mulher; políticas públicas de saúde; trajetórias em saúde.

10.    Joviana Quintes Avanci Pina
        Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
        http://lattes.cnpq.br/4104032244003830 

 
Psicóloga, pós-doutorado no Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde (CLAVES/ENSP/Fundação Oswaldo Cruz), possui doutorado-sanduíche pela Fundação Oswaldo Cruz/IFF/Cambridge University (2008) e mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é Coordenadora Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública e pesquisadora do CLAVES/Fundação Oswaldo Cruz. É vice-líder do Grupo de Pesquisa "Vulnerabilidade e desenvolvimento infanto-juvenil" e integra o Grupo de Pesquisa "Violência e Saúde". Tem se dedicado à investigação da violência, principalmente o seu impacto na saúde mental de crianças e adolescentes. Os seus principais temas de estudo são saúde pública, violência, criança, adolescente e saúde mental.

 

11.    Juan Clinton Llerena Junior
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
         http://lattes.cnpq.br/6631551524031132  


Médico, geneticista clínico, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Genética Clínica, atuando na investigação e manejo clínico de indivíduos com retardo mental, malformações congênitas, síndromes genéticas e síndrome de down, entre outros eventos clínicos raros. Atua na Genética Médica Comunitária com especial interesse nos programas Estratégia de Saúde da Família e Estratégia dos Agentes Comunitários de Saúde. Mantém vínculo permanente junto ao programa de Pós-Graduação do Instituto Fernandes Figueira na área de Saúde Coletiva (Genética Médica Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher). Coordena o Departamento de Genética Médica (Diretório de Pesquisa CNPq - Centro de Genética Médica José Carlos Cabral de Almeida) do Instituto Fernandes Figueira (FIOCRUZ) dando assistência médica aos indivíduos e familiares com doenças genéticas. Coordenador do Centro de Tratamento para a Osteogenesis Imperfecta (CROI/IFF). Participante do centro colaborador nº05 do INAGEMP (Instituto Nacional de Genética Médica Populacional - CNPq).

 

12.    Luiz Antonio da Silva Teixeira
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/9439210358405759


Sou graduado em História pela UFRJ (1987), mestre em Saúde Coletiva pela UERJ (1994) e doutor em História Social pela USP (2001). Desde 1987 faço parte da equipe da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde trabalho no Departamento de Pesquisa e no Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, como professor colaborador. Em 2013 me credenciei no Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher, do Instituto Fernandes Figueira e no Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Universidade Estácio de Sá. Mais recentemente, ingressei no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Como pesquisador e professor, venho atuando na área de História das Ciências, com objetos da História da Saúde, e na área da Saúde Coletiva, com temas relacionados à saúde da mulher. Tenho interesse pelos seguintes temas: história da medicina e da saúde no Brasil, políticas de controle do câncer no Brasil, saúde da mulher e divulgação científica. Sou pesquisador de produtividade pelo CNPq e "Cientista do Nosso Estado" pela Faperj e no momento atuo como coordenador adjunto no Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

 

13.    Marcos Antonio Ferreira do Nascimento
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
         http://lattes.cnpq.br/8515414965994459


Possui graduação em Engenharia Civil (1989) e Psicologia (1996) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (2001) e doutorado (2011) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi diretor de programas e codiretor executivo do Instituto Promundo (2000-2011) e atuou como coordenador da MenEngage Alliance para América Latina (2007-2011). Um dos fundadores da Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG). Pesquisador colaborador e coordenador-adjunto do Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) entre 2012-2014. Consultor técnico para organizações da sociedade civil brasileiras e internacionais, agências das Nações Unidas (UNESCO, UNFPA, ONU Mulheres, UNTF) e fundações em temáticas relacionadas à inclusão dos homens e masculinidades na promoção da igualdade de gênero, prevenção da violência contra mulheres e meninas e educação integral em sexualidade. Atualmente, é membro do Grupo de Trabalho Internacional da OMS sobre Masculinidades e Saúde Sexual e Reprodutiva/Direitos sexuais e reprodutivos (2022). É pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz (2017-2020). É orientador de mestrado e doutorado em saúde coletiva no PPGSCM do IFF/Fiocruz, nas linhas de pesquisa Gênero, Sexualidade, Reprodução e Saúde e Violência e Saúde. Suas áreas de interesse incluem temas relacionados a gênero, sexualidades, masculinidades, violência e saúde.


14.    Marcos Augusto Bastos Dias
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
        http://lattes.cnpq.br/8031974589549952


Possui graduação em MEDICINA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em saúde da mulher e da criança pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ (2001) e é doutorado em Ciências na área de concentração de SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ (2006). É médico do Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ participando em pesquisas na área materno-infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização da assistência, cesariana e mortalidade materna.

 

15.    Maria Auxiliadora de Souza Mendes Gomes
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/0224928878835303


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Residência em Pediatria (IPPMG/UFRJ), Residência em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é pesquisadora e docente da Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira, Coordenadora do Mestrado Profissional e Consultora das Coordenações de Saúde da Mulher e da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Tem experiência em pesquisa e gestão na área de Saúde da Criança e da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de programas, ações e tecnologias em saúde, assistência perinatal e pediátrica e saúde da criança e da mulher.

 

16.    Maria Cecilia de Souza Minayo
        Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
        http://lattes.cnpq.br/4834272403601390


Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais - City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1996 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orientadora principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, violência auto infligida, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já orientou 83 teses e dissertações, publicou 267 artigos científicos, 221 capítulos de livros e 40 livros sendo 7 individualmente e 35 como organizadora e em colaboração. É membro do conselho editorial de 14 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras e desde 2013 é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives. Tem vários prêmios por seus méritos na área de saúde dentre eles o de "Medalha de Mérito da Saúde "Oswaldo Cruz" conferido pelo Ministério da Saúde em 2009; o Prêmio de Direitos Humanos em 2014 conferido pela Presidência da República; e a menção honrosa de C&T do CNPq. É bolsista 1A de produtividade do CNPq e pesquisadora emérita da FAPERJ e da Fiocruz.

 

17.    Maria Elisabeth Lopes Moreira  
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/5120380601565121


Possui mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pela Fundação Oswaldo Cruz (1992) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular da Fundação Oswaldo Cruz na Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher e atua nas linhas de pesquisa da área da Saúde Perinatal e Nutrição incluindo pesquisa clínica, crescimento e desenvolvimento, avaliação de tecnologias em saúde e doenças de transmissão vertical. Membro da Society for Pediatric Research. Pesquisador II CNPq.

 

18.    Martha Cristina Nunes Moreira    
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/8624031048576028
 
Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutora em Ciências Humanas / Sociologia pelo IUPERJ (2005). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Exerce atividades de pesquisa e ensino em saúde da criança e do adolescente no Instituto Fernandes Figueira, com destaque para estudos sobre condições crônicas complexas de saúde em crianças e adolescentes; bases de apoio e análises relacionais no que se refere às organizações civis ligadas aos movimentos das pessoas com doenças raras; gênero, sexualidade e construção da parentalidade no contexto do adoecimento crônico e complexo de saúde; teoria feminista do cuidado e vida com deficiência. Integra o Grupo de Pesquisa CNPQ Estudos socioculturais do processo saúde-doença-cuidar Linha de Pesquisa - Narrativas, memórias e trajetórias de cuidado: corpo, tecnologia e saúde. Exerce a função de Editora Associada dos Cadernos de Saúde Pública desde 2004. E ocupa atualmente a posição de editora assistente da área de ciências sociais da Revista Ciência e Saúde Coletiva. É professora e orientadora na Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher - Mestrado e Doutorado do IFF/FIOCRUZ. Exerceu a Vice direção de Ensino de forma colegiada do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira IFF/Fiocruz, de 2017 a 2021. Bolsista de Produtividade CNPQ.

 

19.    Paula Gaudenzi
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/9177260871030771


Possui graduação em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (2010) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Humanas e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Subjetividade, Psicanálise, Estudos Sociais em Saúde, Filosofia da Saúde.

 

20.    Romeu Gomes
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/6215183415501835


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1970), sendo licenciado em Professor de Sociologia e Psicologia pelo Ministério da Educação. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1975), Livre Docência em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994). Atualmente é Editor Chefe da revista Ciência & Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Professor Titular do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (Aposentado), sendo responsável pela disciplina Antropologia e Saúde, e Especialista em Projeto do Hospital Sírio-Libanês. É pesquisador I do CNPq, com experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero e saúde; saúde do homem; dimensão socioantropológica do processo saúde-doença e avaliação em gestão de tecnologia e inovação em saúde.

 

21.    Saint Clair dos Santos Gomes Junior
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/3477850932376112


Pesquisador do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz. Graduação em Estatística e Farmácia. Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica. Professor da pós-graduação em pesquisa clínica e da saúde da criança e da mulher do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz para as disciplinas de Bioestatística, Métodos Multivariados, Pesquisa Clínica, Aspectos Metodológicos e Seminários. Participação em ensaios de ensaios clínicos de fármacos e produtos para saúde na linha materno-infantil nas etapas de delineamento e análise. Orientação dos trabalhos de mestrado e doutorado nas linhas de ensaios clínicos e avaliação de tecnologia em saúde da área da criança. Coorientação de trabalhos mestrado, doutorado e iniciação científica para exploração de bases de dados, modelos estatísticos de simulação e gestão de tecnologias em saúde. Coordenador da Unidade de Pesquisa Clínica do Instituto Fernandes Figueira (UPC/IFF). Consultor da Rede Brasileira de Pesquisa Clínica do Ministério da Saúde (REBRATS/MS). Consultor do centro coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN). Consultor do Instituto Ronald Mc Donald’s para análise de dados sobre diagnóstico precoce do câncer infantil. Coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente do Instituto Nacional Fernandes Figueira. Coordenador adjunto do comité de ética em pesquisa do Instituto Fernandes Figueira.

 

22.    Simone Gonçalves de Assis
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/5644422805300612


Graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (1983). Mestrado e Doutorado em Ciências, Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1991 e 1995). Pós-Doutorado: Family Life Development Center, Cornell University (1996). Pesquisadora Titular do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (1989-2019). Pesquisadora Voluntária, Fiocruz (2019 em diante). Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública/Ensp e Saúde da Criança e da Mulher/IFF. Professora Visitante na Pós-Graduação em Neurologia - PPGNEURO da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020-2022). Pesquisadora do CNPq (PQ2) 1999-2022. Coordenação do Programa Institucional de Articulação Intersetorial em Violência e Saúde da Fiocruz (2016- ). Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Violência e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: violências, criança, adolescente, juventude, saúde mental, epigenética, avaliação.

 

23.    Suely Ferreira Deslandes    
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/1973278666980323

É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). É pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz, professora permanente do Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM-IFF) e do Mestrado e Doutorado em saúde pública da ENSP. Atua como editora associada de Ciências Sociais nos Cadernos de Saúde Pública desde 2000 e é editora da coleção Criança, Mulher & Saúde -Ed. Fiocruz. Participa do conselho editorial da revista Salud Colectiva. Atuou como coordenadora do Programa PGSCM-IFF em 2010-2012 e como coordenadora adjunta do mesmo programa (2018-2021). Tem atuado nas comissões da Capes para avaliação dos programas de pós-graduação em saúde coletiva. Participa no colegiado gestor da comissão de Ciências Sociais e Humanas da Abrasco. Integra o Comitê de Assessoramento de Saúde Coletiva e Nutrição do CNPq. Áreas temáticas: Sociologia da saúde, violência e Saúde e metodologias qualitativas.

 

24.    Tatiana Wargas de Faria Baptista
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/4364730899893232

Psicóloga. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Pesquisadora do Departamento de Ensino do Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente - Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz. Integra o Grupo de Pesquisa Estado, Proteção Social e Políticas de Saúde da ENSP/Fiocruz. Integra e coordena o grupo Caminhos para Análise de Políticas na Saúde. Desenvolve atividades de docência e pesquisa nos temas: história da saúde, saúde coletiva e reforma sanitária; análise de políticas públicas, sistema político e saúde, relações entre Poderes na saúde, com ênfase no Poder Legislativo. Na dissertação de mestrado analisou o processo decisório que envolveu a definição do conceito de seguridade social e o capítulo da saúde na Constituição Federal de 1988. Na Tese de Doutorado analisou a legislação federal em saúde aprovada no período de 1990 a 2002 e as políticas definidas pelo Ministério da Saúde e sua relação com a legislação aprovada no mesmo período. As principais linhas de pesquisa em desenvolvimento são: História da Reforma Sanitária e Linhagens do Pensamento Sanitário Brasileiro; Relações entre Poderes, políticas e sistemas de saúde; Formulação e implementação de políticas públicas e saúde; Políticas e práticas de cuidado em saúde.

 

25.    Vania de Matos Fonseca    
         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
         http://lattes.cnpq.br/1601115011359365

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é tecnologista III da Fundação Oswaldo Cruz, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, avaliação antropométrica, hospital amigo da criança, adolescente e hiv.

 

  • Docentes Colaboradores


1.    Adriana Miranda de Castro
      Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
      http://lattes.cnpq.br/9666050116145860


Doutora em Saúde Coletiva (IFF/Fiocruz), mestre em Psicologia (UFF), especialista em Psicologia Clínico-institucional (HUPE/UERJ) e psicóloga (UERJ). Desenvolve sua carreira profissional no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Política Públicas em Saúde, Processos de Produção do Cuidado em Saúde, Educação Permanente e Equipes Multiprofissionais em Saúde. Os eixos temáticos e analíticos de maior interesse são: produção de subjetividades, tecnologias de poder, relações de gênero, racismos e branquitude, envelhecimento, medicalização da vida, promoção da saúde e análise institucional. Trabalhou como consultora técnica do Ministério da Saúde de 2003 a 2009 para a Política Nacional de Promoção da Saúde. Entre 2009 e 2012 esteve nos Hospitais Federais no Rio de Janeiro e no Departamento de Gestão Hospitalar/ Ministério da Saúde. É servidora da Fundação Oswaldo Cruz desde 2012, onde atuou no Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira até 2021 nas áreas de gestão de pessoas, educação permanente e assessoria pedagógica. Atualmente, é Coordenadora de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e professora colaboradora dos programas de Pós-Graduação em Saúde Pública-Mestrado Profissional da ENSP/Fiocruz e de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (Mestrado e Doutorado) do IFF/Fiocruz.


2.    Danielle Ribeiro de Moraes
       Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
       http://lattes.cnpq.br/7864159001546396


Médica e educadora, tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Colíder do Laboratório de Experimentações Artísticas e Reflexões Criativas sobre Cidades, Educação e Saúde (LEARCC/UERJ). É membro da Assessoria Pedagógica da Coordenação de Educação do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ). Graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Habilitação em Docência do Ensino Fundamental e Médio - Ciências Biológicas pela Universidade Cândido Mendes. Mestre e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / FIOCRUZ. Graduanda em Letras (Língua Portuguesa/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense (Consórcio CEDERJ/Paracambi). Docente do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ); da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do IFF/FIOCRUZ; do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ. Possui experiência em Saúde Coletiva e em Educação, em especial nas seguintes áreas: educação profissional; educação popular em saúde; atenção, vigilância e gestão em saúde, incluindo epidemiologia hospitalar. Nos últimos anos, vem se dedicando ao estudo das interfaces entre o campo da saúde e as ciências humanas e sociais, com destaque para o debate sobre risco e saúde, gênero, prevenção. Tem interesse em: análise do discurso médico e medicalização da vida; interseccionalidade; estudos sociais de ciência e tecnologia.

 

3.    Fernando Maia Peixoto Filho
       Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
       http://lattes.cnpq.br/3197885404348516

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2008), Doutorado em ciências médicas pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Pós-Doutorado em ciências médicas pela Universidade Federal Fluminense (2019). Possui Especialização em Gestão Hospitalar pelo Hospital Sírio Libanês-Fiocruz (2017). Atualmente é tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz Instituto Fernandes Figueira, Diretor acadêmico de IETECS-escola de ultrassonografia e Consultor em Medicina Fetal de Laranjeiras Clínica Perinatal. Professor permanente dos cursos de pós-graduação strictu sensu em Saúde da Criança e da Mulher e em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher. Coordena o curso de Pós-graduação latu sensu em Medicina Fetal. É Coordenador adjunto da Pós-graduação Lato Sensu em Medicina Fetal da Clínica Perinatal/ Universidade Estácio de Sá / IETECS (2018-atual). Professor Adjunto da Pós-Graduação em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia do Instituto Carlos Chagas/ IETECS (2019-atual). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ultrassonografia e Medicina Fetal.

 

4.    Lizanka Paola Figueiredo Marinheiro
       Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
       http://lattes.cnpq.br/4720315156903644

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1983), residência em Clínica Médica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, HSE (1985), Mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Ciências (Saúde da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Professora da Pós-graduação em Saúde da Mulher e da Criança. Professora da Pós-graduação em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança, ambas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira-Fiocruz, onde também é do Chefe do Setor de Endocrinologia. Responsável pela Pós-graduação lato sensu em Endocrinologia Feminina do Instituto Nacional Fernandes Figueira/Fiocruz. É consultora d; ANVISA, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; é médica do Instituto Nacional de Saúde da Criança, Mulher e Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz na área de Endocrinologia, atuando principalmente na saúde da mulher no climatério e suas doenças de maior prevalência tais como osteoporose, diabetes, hipertensão arterial e obesidade, distúrbios com um olhar multidisciplinar voltado para integralidade, visando seu envelhecimento com uma maior longevidade e melhor qualidade de vida. Atua também desde 1984 em clínica privada.

 

5.    Miriam Ribeiro Calheiros de Sá
       Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
       http://lattes.cnpq.br/2235642043560899

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Augusto Motta (1978) Fisioterapeuta, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/ Fiocruz). Estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020/2021). Pesquisadora voluntária no IFF/Fiocruz - Grupos de Pesquisa: Estudos socioculturais do processo saúde-doença-cuidar - Linha de pesquisa: Narrativas, memórias e trajetórias de cuidado: corpo, tecnologia e saúde. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Saúde da Mulher e da Criança IFF/Fiocruz. Pesquisadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Experiência na área de fisioterapia da criança e do adolescente, desenvolvimento motor, mielomeningocele, intervenção precoce e criança.