Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos

 

O Programa

A Residência Multiprofissional em Saúde do IFF/Fiocruz constitui desde 2010 uma modalidade de ensino de Pós-graduação Lato Sensu, sob a forma de curso de especialização, destinada a profissionais da área da saúde e caracterizada por formação em serviço, em regime de tempo integral, com 60 horas semanais, 1 (uma) folga semanal, sob dedicação exclusiva, totalizando 5.760 horas.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do IFF/Fiocruz foi selecionado pelo Edital nº 24/2009 (SGTES/MS e SESu-MEC) e homologado pela Portaria Conjunta nº 01, de 24 de fevereiro de 2010 para oferta de vagas em sete áreas profissionais da saúde. O número de vagas do programa foi ampliado pelo Edital nº 17/2012, estando de acordo com as normas estabelecidas pela Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009 e alterada pela Portaria Interministerial nº 16, de 22 de dezembro de 2014.

Área de concentração: Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos.

Pré-requisitos

Conclusão do curso de graduação reconhecido pelo MEC em uma das áreas abaixo listadas:

•    Farmácia;
•    Fisioterapia;
•    Fonoaudiologia;
•    Nutrição;
•    Psicologia;
•    Serviço Social;
•    Terapia Ocupacional.

Duração

Dois anos, 60 horas semanais, tempo integral e dedicação exclusiva.

Bolsas

Os residentes farão jus à bolsa cujo valor, regulamentado pelo Ministério da Saúde (MS), está atualmente fixado em R$ 4.106,09 (quatro mil, cento e seis reais e nove centavos - em 2022). Esse valor está sujeito a descontos, retenções tributárias e previdenciárias nos termos da Lei.
Critérios para conclusão dos programas e TCR

O encerramento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do IFF/Fiocruz está em acordo com Resolução CNRMS nº 5 de 7 de novembro de 2014, na qual estão definidas as seguintes condições para obtenção do certificado de conclusão:

(a) cumprimento integral (100%) da carga horária exclusivamente prática do programa;

(b) cumprimento de um mínimo de 85% (oitenta e cinco por cento) da carga horária teórica e teórico-prática;

(c) aprovação obtida por meio de valores ou critérios adquiridos pelos resultados das avaliações realizadas durante o ano, com nota mínima ou conceito definido no Regimento Interno da COREMU; e,

(d) apresentação individual de Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), consonante com a realidade do serviço em que se oferta o programa, sob orientação do corpo docente assistencial e coerente com o perfil de competências estabelecido pela COREMU.

Em relação ao TCR, o mesmo deverá ser apresentado até a data de conclusão dos programas, sob a forma monografia ou artigo científico com ênfase na Saúde da Criança e do Adolescente. Todos os produtos decorrentes destes programas deverão ser disponibilizados conforme a política de Acesso Aberto da Fiocruz. A exigência de entrega de trabalho de conclusão até o seu término está em conformidade com as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007. A entrega do TCR poderá ser prorrogada por, no máximo, 90 (noventa) dias após o término do programa, mediante solicitação justificada e formalizada do orientador para a coordenação de cada programa. A prorrogação será concedida em três etapas consecutivas de 30 (trinta), uma por vez. Cada uma dessas etapas deverá ser precedida de autorização pela coordenação do programa na qual o residente está vinculado. Essa coordenação de programa deverá receber solicitação justificada do orientador antes do término de cada etapa.

Certificação

De acordo com o disposto na Resolução CNRMS nº 7 de 13 de novembro de 2014, os egressos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do IFF/Fiocruz farão jus a certificado de conclusão no qual constará a titulação de especialista Lato sensu na modalidade residência, detalhada com o tipo e a área de concentração do respectivo programa cursado.
Coordenações

Coordenação da COREMU
Adriana Teixeira Reis - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ana Lúcia Nunes Diniz - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação da Residência Multiprofissional
Suiane Chagas de Freitas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nelbe Nesi Santana - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Informações

Gestão Acadêmica: +55 21 2554-1700 - Ramais 1832 e 1833
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço da Gestão das Residências: 
Sede do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Av. Rui Barbosa, 716, 4º andar - Prédio Mário Olinto - Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
CEP 22250-020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos