Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que este ano tem como tema pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a Área de Atenção Clínico-cirúrgica à Gestante do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promoveu uma roda de conversa, em 7/8, com mães, pais, familiares e profissionais de saúde no Alojamento Conjunto e Medicina Fetal.
A equipe multidisciplinar enfatizou a importância do apoio às mães para a manutenção do aleitamento materno após a alta hospitalar e a implantação de uma sala de apoio para extração e armazenamento do seu leite no local de trabalho. As profissionais também reforçaram a necessidade da amamentação exclusiva por 6 meses e continuada por 2 anos ou mais para o desenvolvimento saudável do bebê e da saúde da mulher.
As mães e familiares receberam brindes de enxovais, material de higiene pessoal, livros educativos e folhetos sobre amamentação. Com a proximidade do Dia dos Pais (13/8), o evento também homenageou os pais parceiros - eles foram presenteados com o livro “Ser pai é ser presente”.
A nutricionista do Instituto, Roseli Santos Costa, fez a leitura de uma poesia sobre a valorização da mulher. O cantor Miltom Savoldi fez uma apresentação musical ao vivo da canção “Mundo de Balões” em homenagem às mães, famílias e todos os profissionais que apoiam as mulheres para o sucesso do aleitamento materno. O evento foi encerrado com um coquetel oferecido pela Nutrição do IFF/Fiocruz, representada pela nutricionista Julyane de Oliveira Sobrinho.
Equipe multidisciplinar responsável pela programação: a enfermeira e gestora da Área de Atenção Clínico-cirúrgica à Gestante do IFF/Fiocruz, Aricele Ferreira Santos, as gestoras do Alojamento Conjunto, Luciana Fillies e Carla Nasser, as enfermeiras Ivia Santos, Nina Savoldi, Danielli Ciuffo, Sonia Nunes e Adriana Peixoto, a obstetra Augusta Assumpção, além de psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, nutricionistas e residentes de Enfermagem e Medicina.
Profissionais do IFF/Fiocruz celebram o Agosto Dourado
Visita das gestantes e acompanhantes à maternidade do IFF/Fiocruz
Já no dia 15/8, dando continuidade às celebrações do Agosto Dourado, ocorreu no Ambulatório de Pré-natal do IFF/Fiocruz uma atividade educativa com visita à maternidade destacando os temas: enfrentamento à violência contra a mulher (Agosto Lilás) e o valor do pai participativo no cuidado.
O objetivo anual do Agosto Dourado é a implementação de políticas públicas em locais de trabalho que possibilitem ambientes que incentivem a amamentação na vida profissional e o fortalecimento das famílias. A atuação ocorre junto à Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que propõe a melhoria do atendimento às mulheres e às crianças disponibilizando, entre outros, a vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto.
As gestantes que realizam o pré-natal no Instituto e no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto de Copacabana, no Rio de Janeiro, têm agendamento para a participação em atividade educativa e visita guiada à maternidade de referência com distribuição de uma bolsa com kit enxoval para o bebê fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
A atividade educativa é realizada no setor de Pré-Natal do IFF/Fiocruz, sendo conduzida pelas enfermeiras Rozania Bicego e Nina Savoldi, além da assistente social Aline Martins. Nesse momento educativo acontecem trocas de experiencias e informações importantes sobre gestação, pré-natal, trabalho de parto e parto humanizado, plano de parto, cuidados necessários com o bebê, aleitamento materno e Hospital Amigo da Criança (IHAC).
Reforçando o tema do Agosto Dourado deste ano, a equipe multiprofissional ressaltou a necessidade de que sejam implantados nas empresas salas de apoio à mulher que amamenta, pois nesses espaços existe a possibilidade de fornecer higiene, conforto e privacidade para a mulher extrair e armazenar seu leite durante a jornada de trabalho.
Os pais presentes na visita foram valorizados devido a importância do apoio às gestantes durante o pré-natal, parto, nascimento e cuidados com o bebê e os benefícios de sua participação para o trinômio (mãe, pai e bebê). Nesse momento, também foram homenageados pelo Dia dos Pais.
A visita guiada aconteceu nos setores: Enfermaria de Gestantes, Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto, Cartório, Medicina fetal e UTI Neonatal. Nesses locais as enfermeiras obstétricas esclarecem as dúvidas especificas nos respectivos cenários.
Na sala de parto, no dia 15/8, a enfermeira do IFF/Fiocruz, Nina Savoldi, demonstrou alguns dos métodos de alívio da dor durante o trabalho de parto, utilizando a bola de pilates e realizando massagens de conforto à parturiente feita pelo acompanhante. Foi abordada a importância do acompanhante, segundo a Lei Federal nº 11.108, e como esse deve atuar na sala de parto.
Também foi demostrado, com material didático e de forma lúdica, o parto vaginal e algumas posições que podem ser adotadas pela mulher como a utilizada na banqueta. Foi enfatizado o benefício do clampeamento tardio do cordão umbilical, o contato pele a pele mãe-bebê e a primeira hora de ouro com a mamada do bebe na sala de parto.
Um destaque especial foi a reflexão das gestantes e seus acompanhantes sobre o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. A enfermeira obstétrica do IFF/Fiocruz, Fernanda Morais, falou sobre a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher.
A visita oportunizou às gestantes e seus acompanhantes ambientarem-se com a unidade hospitalar e com as condutas adotadas pela instituição para o momento do parto e nascimento, promovendo a aproximação com os profissionais, contribuindo para promoção de uma assistência humanizada, além da conscientização para o Agosto Dourado e Lilás