Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM)


Clique nos temas abaixo para navegar direto nos conteúdos: 

1.  Apresentação
2.  Dados Capes
3.  Público-alvo
4.  Coordenação
5.  Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
6.  Modalidades
7.  Disciplinas
8.  Docentes
9.  Parcerias Nacionais e Internacionais
10. Produção Acadêmica
11. Links Importantes
12. Inscrições
13. Divulgações PGSCM
14. Contato


1. Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM) é vinculado ao Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), unidade responsável pelo ensino, pesquisa e assistência na área da saúde da mulher, da criança e do adolescente. O IFF/Fiocruz vem atuando há 50 anos na formação profissional especializada, inicialmente através dos programas de residências médica e de enfermagem, e na busca de soluções para os problemas de saúde dessa população. Em função dessa trajetória, atua tradicionalmente como consultor do Ministério da Saúde (MS), tendo sido definido, desde 1999, como Centro de Referência da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Além disso, atua também como consultor e em parcerias de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) na área materno-infantil.

Em dezembro de 2005, o Ministério da Saúde reconhece a ampliação e importância do papel desempenhado pelo Instituto e, através da Portaria SAS/MS 745, do dia 22 de dezembro, estabelece o IFF/Fiocruz como Referência Nacional para o Ministério da Saúde na Área de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente para o desenvolvimento de um conjunto de ações ligadas aos principais desafios no campo da saúde pública nesses grupos populacionais.

O PPGSCM teve seu início em 1988, sob a coordenação do professor Marco Antônio Barbieri, através de processo colaborativo entre a Fiocruz e a Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto), com o Mestrado em Saúde da Criança. O Programa ampliou os limites do enfoque meramente clínico, característico dos Programas de Mestrado em Pediatria, através de uma abordagem mais abrangente, a partir do enfoque da Saúde Coletiva, incluindo especialmente as contribuições das Ciências Sociais, Políticas Públicas e da Epidemiologia.

Em 1996, o Programa se abre a uma perspectiva multidisciplinar, oferecendo vagas para profissionais de todas as áreas da saúde e amplia sua abrangência temática ao incluir a Saúde da Mulher. Ao longo dos últimos anos, o Programa reafirma sua vinculação com o campo da Saúde Coletiva, através de sucessivas adaptações curriculares, visando propiciar o diálogo entre as distintas disciplinas hegemônicas em nosso campo peculiar de interlocução (as Ciências Sociais, a Epidemiologia, a Clínica e a Pesquisa Básica). E, nesse mesmo ano de 1996, revelando o amadurecimento do Programa, deu-se início ao curso de Doutorado, já adotando essas orientações.

O principal objetivo da PGSCM é promover a articulação entre ensino, pesquisa, produção de diretrizes técnico-científicas e a formação de profissionais, nos níveis de Mestrado e Doutorado, capazes de protagonizar a produção inovadora e competente de conhecimento e práticas no campo da Saúde Coletiva aplicadas à saúde da mulher, da criança e do adolescente.

O recorte temático - saúde da mulher, da criança e do adolescente - tratado sob a ótica ampliada da Saúde Coletiva, corresponde a um importante eixo de atuação, não só na formação de docentes e pesquisadores, mas também da necessária e urgente construção de conhecimento voltada para grupos de reconhecida vulnerabilidade. A especificidade do Programa, único no país, fortalece sua inserção na pós-graduação brasileira.

< voltar para topo


2. Dados Capes

Acesso à Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ 

Instituição de Ensino: 31010016 | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Área Básica: Saúde Pública (40602001) | Área de Avaliação: Saúde Coletiva
Regime Letivo: Semestral | Código do Programa: 31010016005P5

Área de Concentração do Programa: Saúde da Criança e da Mulher
Nota Capes: Mestrado: 5 (cinco) | Doutorado: 5 (cinco)

< voltar para topo


3. Público-alvo

Profissionais de nível superior interessados em realizar pesquisas na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Criança e da Mulher.

< voltar para topo


4. Coordenação

Ivia Maksud
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5338114042740741
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva (Área de Concentração: Ciências Humanas e Saúde) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) de abril de 2009 a janeiro de 2015, atuando na graduação do curso de medicina e na Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Atualmente, é pesquisadora da Fiocruz e professora permanente da Pós-Graduação Strictu Sensu em Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente (IFF/ Fiocruz) e do Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública (Fiocruz Piauí). Exerce a função de Editora Científica da Revista Saúde e Sociedade, da FSP/USP. Tem experiência na área de Ciências Sociais em Saúde, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: Ciências Sociais e Saúde Coletiva; Metodologia Qualitativa em Saúde. Sub-temas: IST/HIV/AIDS; Gênero, Sexualidade e Saúde; Saúde da Mulher; Políticas Públicas de Saúde; Trajetórias em Saúde.

Luiz Antonio da Silva Teixeira
Link CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9439210358405759
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Saúde Coletiva pela UERJ e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1987, passou a integrar a equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde atua como professor nos programas de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (colaborador) e de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Desde 2013, é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do IFF/Fiocruz e no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em História da Saúde Pública, História das Ciências e Ciências Sociais e Saúde. Desenvolve pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: história da medicina e da saúde no Brasil, políticas de controle do câncer no Brasil e medicalização do parto no Brasil. É pesquisador de produtividade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).


Membros da CPG:

Corina Helena Figueira Mendes 
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1815452985885607
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e em direito pela Universidade Federal Fluminense (1987), possui especialização em Psicologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996); mestrado (2000) e doutorado (2005) em Ciências, com área de concentração em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz. Tecnologista em Saúde Pública nessa instituição, atua no Instituto Nacional de Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira como professora e pesquisadora nas temáticas de gênero, sexualidade, violência e saúde. Tem experiência na área clínica, hospitalar, gestão em saúde pública, extensão universitária, ensino e pesquisa, com ênfase em saúde coletiva e políticas públicas voltadas para violência e saúde; saúde perinatal, saúde da mulher e da criança; doenças infecciosas e promoção de saúde.

Paula Gaudenzi  
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9177260871030771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (2010) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Humanas e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Subjetividade, Psicanálise, Estudos Sociais em Saúde, Filosofia da Saúde.

Saint-Clair Gomes Jr
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3477850932376112
E-mail: saint.juniorEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pesquisador do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz. Graduação em Estatística e Farmácia. Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica. Professor da pós-graduação em pesquisa clínica e da saúde da criança e da mulher do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz para as disciplinas de Bioestatística, Métodos Multivariados, Pesquisa Clínica, Aspectos Metodológicos e Seminários. Participação em ensaios de ensaios clínicos de fármacos e produtos para saúde na linha materno-infantil nas etapas de delineamento e análise. Orientação dos trabalhos de mestrado e doutorado nas linhas de ensaios clínicos e avaliação de tecnologia em saúde da área da criança. Coorientação de trabalhos mestrado, doutorado e iniciação científica para exploração de bases de dados, modelos estatísticos de simulação e gestão de tecnologias em saúde. Coordenador da Unidade de Pesquisa Clínica do Instituto Fernandes Figueira (UPC/IFF). Consultor da Rede Brasileira de Pesquisa Clínica do Ministério da Saúde (REBRATS/MS). Consultor do centro coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN). Consultor do Instituto Ronald Mc Donald’s para análise de dados sobre diagnóstico precoce do câncer infantil. Coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente do Instituto Nacional Fernandes Figueira. Coordenador adjunto do comité de ética em pesquisa do Instituto Fernandes Figueira.

< voltar para topo


5. Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: 
Saúde da Criança e da Mulher

Linhas de Pesquisa:

•   Situações de Saúde Marcadas Pela Cronicidade e Deficiências
Contempla estudos sociais da deficiência, das experiências de adoecimento crônico, raro e complexo, no diálogo interdisciplinar com a genética de saúde pública, a epidemiologia, a economia da saúde e as abordagens sociológicas e antropológicas. Os estudos valorizam a dimensão da subjetividade e da intersubjetividade em jogo nas práticas de saúde, com o diálogo com as políticas públicas em saúde e movimentos sociais.

•   Saúde Materna e Perinatal
Estudos abrangendo a gestação, parto, nascimento e puerpério e suas repercussões sobre a saúde da mulher, o crescimento, neurodesenvolvimento, nutrição e consequências na saúde da criança e do adolescente a partir das perspectivas da epidemiologia, do planejamento, das políticas públicas, da avaliação de tecnologias em saúde e dos aspectos socioculturais.

•   Gênero, Sexualidade, Reprodução e Saúde
Estudos sobre gênero, sexualidade e reprodução na sua interface com a saúde e suas articulações com cor/raça, classe social, orientação sexual, identidade de gênero e geração. As pesquisas abordam aspectos sociais, subjetivos, políticos, ações de movimentos sociais e práticas em saúde. Incluem estudos socioantropológicos que podem dialogar com a epidemiologia, políticas públicas e avaliação de tecnologias em saúde.

•  Violência e Saúde
Estudos sobre os impactos das distintas formas de violência nas populações e grupos sociais, observando como se conformam suas dinâmicas a partir das especificidades das etapas da vida, de etnia/raça, gênero, classes/estratos sociais, orientação sexual/identidades de gênero, agentes envolvidos e contextos socioinstitucionais de produção e reprodução dessas violências. Os estudos buscam compreender os problemas para atuar na promoção de vida, dos direitos humanos, da cultura da paz e na prevenção dos agravos relacionados, numa perspectiva sinérgica que contemple a perspectiva individual e as abordagens coletivas. O tema da violência será tratado a partir da relação entre saúde, sociedade e ambiente, integrando-se epidemiologia; ciências sociais; políticas, planejamento e gestão e avaliação.

< voltar para topo


6. Modalidades

Mestrado Acadêmico: tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento técnico e acadêmico possibilitando a formação de docentes tanto para o ensino superior quanto para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, desenvolvendo habilidades para executar pesquisas em áreas específicas.

Doutorado Acadêmico: tem por objetivo o desenvolvimento de habilidade para conduzir pesquisas originais e independentes em áreas específicas.

Pós-Doutorado: O pós-doutorado é um estágio que portadores de título de doutorado podem realizar com o objetivo de se aprofundar em algum tema específico. Não são conferidos grau ou créditos por realização de disciplinas. Também não há obrigatoriedade de publicação dos resultados em periódicos indexados, embora seja fortemente recomendado. No PPGSCM, o pós-doutorado pode ser realizado com ou sem bolsa, obedecendo as regras estabelecidas nas chamadas públicas para cada uma das modalidades. Os candidatos devem apresentar projeto e plano de trabalho que estejam de acordo com as linhas de pesquisa dos programas e do seu supervisor. Ao final do estágio, o candidato deve apresentar um relatório das atividades realizadas e objetivos alcançados.


7. Disciplinas 

Clique aqui e confira as disciplinas.

< voltar para topo

8. Docentes 

Clique aqui e confira os docentes permanentes e os colaboradores.

< voltar para topo

9. Parcerias Nacionais e Internacionais

O PPGSCM tem estabelecido colaborações com diferentes centros de pesquisa e universidades nacionais e internacionais para a realização de estudos e pesquisas na área da Saúde Coletiva, com ênfase em questões relacionadas à saúde da criança e da mulher. O Programa também mantém cooperação com instâncias governamentais locais e nacionais, além de colaboração com agências das Nações Unidas, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e ONU Mulheres.

Além disso, o Programa tem parcerias com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e redes nacionais, tanto na produção conjunta de conhecimento quanto no desenvolvimento de estratégias de advocacy sobre temas específicos. Também está alinhado com movimentos sociais em âmbito internacional para a construção de agendas de pesquisa e de advocacy.

 

< voltar para topo


10. Produção Acadêmica

Em construção

< voltar para topo

 

11. Links Importantes

Arca
https://www.arca.fiocruz.br/

Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco
https://www.abrasco.org.br/site/

Campus Virtual Fiocruz
https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/

Capes
https://www.gov.br/capes/pt-br

Periódicos Capes
https://www.periodicos.capes.gov.br/

Qualis Capes
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

CNPq
http://cnpq.br/ 

Faperj
http://www.faperj.br/

Finep
http://www.finep.gov.br/

Google Escolar
https://scholar.google.com.br/?hl=pt

Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Fiocruz
https://print.campusvirtual.fiocruz.br/pt-br/node/6

< voltar para topo

12. Inscrições

Clique aqui para acompanhar os processos seletivos.

< voltar para topo


13. Divulgações PGSCM

Clique aqui e confira.


14. Contato

Telefone da Gestão Acadêmica: (+55 21) 2554-1700 - Ramais 1832 e 1833
E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Av. Rui Barbosa, 716, 4º andar - Flamengo, Rio de Janeiro / RJ, Brasil
CEP: 22250-020

< voltar para topo