IFF/Fiocruz celebra o Agosto Dourado com atividades para o incentivo ao Aleitamento Materno


No período de 9 a 26 de agosto, a Área de Atenção Clínico-cirúrgica à Gestante do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), com apoio da Coordenação Diagnóstica e Terapêutica de Nutrição, promoveu atividades para celebrar o Agosto Dourado.

Foram realizadas rodas de conversa com as mães e treinamento dos profissionais sobre a boas práticas de incentivo e apoio a amamentação. No dia 22 de agosto foi realizado um café da manhã, com o apoio da equipe da Nutrição e Dietética, além de sorteio de brindes para mães e profissionais, homenagem aos pais, que foram presenteados com o livro "Ser pai é ser presente" e declamação de poesia para as mães.

As atividades foram coordenadas pelas enfermeiras obstetras da maternidade: Aricele Santos, Luciana Fillies, Adriana Peixoto, Fabiana Lima, Thalita Oliveira, Ivia de Carvalho e Nina Savoldi. A equipe de enfermagem da UTI Neonatal e Neocirúrgica do IFF/Fiocruz também participaram do treinamento das boas práticas para o sucesso do aleitamento materno.
 


Enfermeira pediátrica e consultora de aleitamento materno do IFF/Fiocruz, Nina Savoldi entregando o livro “ser pai é ser presente” – Foto enviada pelo setor 


Em 1990, a campanha Agosto Dourado teve início em um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Nova Iorque. “A cor dourada faz referência ao padrão “ouro” de qualidade do leite materno, melhor alimento de maneira exclusiva de zero aos seis meses de idade, e de forma continuada até os dois anos e meio. Com ele, o bebê fica protegido de doenças, pois recebe um alimento completo, com todos os nutrientes necessários, e adquire anticorpos da mãe”, explica a enfermeira pediátrica e consultora de aleitamento materno do IFF/Fiocruz, Nina Savoldi.

O mês de agosto é o período em que muitas maternidades, Unidades Básicas de Saúde e outras instituições, como Universidades, comemoram e incentivam o aleitamento materno. “O IFF/Fiocruz tem em sua estrutura o Centro de Referência Nacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), sendo considerado um “Hospital Amigo da Criança” pela OMS, Unicef e Ministério da Saúde. A titulação e o reconhecimento concedidos a instituições que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno não são uma conduta a priori, mas, a posteriori, resultado de um trabalho permanente, com dedicação, competência e boas práticas em saúde pública”, informa a enfermeira e gestora da Área de Atenção Clínico-cirúrgica à Gestante, Aricele Ferreira Santos.

 

Roda de conversa e treinamento com os profissionais do IFF/Fiocruz – Foto enviada pelo setor 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos