Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher (MPSCM)

 

Clique nos temas abaixo para navegar direto nos conteúdos:

1.  Apresentação
2.  Dados Capes
3.  Público-alvo
4.  Coordenação
5.  Linhas de Pesquisa
6.  Disciplinas
7.  Docentes
8.  Produção Acadêmica
9.  Links Importantes
10. Inscrições
11. Contato


1. Apresentação

O Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher (MPSCM) do IFF/Fiocruz tem sua origem diretamente relacionada ao histórico do Instituto, unidade da Fiocruz responsável pelo ensino, pesquisa e assistência na área da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, que vem atuando há quase oito décadas na formação profissional especializada e na busca de soluções para os problemas da sua área de atuação. Seu recorte temático – saúde da mulher, da criança e do adolescente – corresponde a um importante eixo de atuação não só na formação de docente e de pesquisadores, mas também na necessária e urgente construção de conhecimento e formação de quadros estratégicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção a grupos de reconhecida vulnerabilidade. A especificidade do MPSCM, único Mestrado Profissional no país com esse recorte temático, fortalece sua inserção na pós-graduação brasileira.

O MPSCM, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outubro de 2003, está particularmente orientado à análise e ao diagnóstico de situações voltadas para a prática profissional em saúde materno-infantil; identificação de melhores abordagens para esses problemas; proposta de novas tecnologias ou rotinas; implementação, monitoramento e avaliação dessas inovações.

A Pós-Graduação do IFF/Fiocruz participa da Agenda de Prioridades de Pesquisa em Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher, promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, mantendo-se, desde 2004, como um dos interlocutores fundamentais nas questões referentes à pesquisa na área materno-infantil.

Objetivos

O Mestrado Profissional tem por objetivo formar profissionais voltados para os serviços fornecendo subsídios técnicos que aprimorem sua prática e que os capacite para a pesquisa aplicada na área da saúde materno-infantil.

O MPSCM foi criado visando responder à demanda de capacitação de quadros estratégicos para atuação no âmbito da saúde da mulher, da criança e do adolescente no sistema de saúde brasileiro, proporcionando uma qualificação profissional diferenciada nessa área. Esse objetivo se fundamenta em uma das funções essenciais na perspectiva da Saúde Pública: garantia e melhoria da qualidade das ações de saúde individuais e coletivas na perspectiva de seus resultados e de dos determinantes sociais em saúde.

Os principais objetivos específicos ou competências a ele relacionadas são:

• Promover a utilização de técnicas e padrões de medida que possam promover e aferir a melhoria da qualidade das ações e serviços e o fortalecimento das redes de atenção à saúde voltadas para a mulher, criança e adolescente no âmbito local, estadual e nacional;

• Favorecer a definição e/ou apropriação contextual de diretrizes para atenção à saúde baseadas em evidências científicas e custo-efetividade nas práticas assistenciais;

• Conjugar aspectos centrais e atuais das políticas de saúde aos significados construídos no cotidiano dos serviços, no que se refere à humanização e discussões setoriais.

 < voltar para topo


2. Dados Capes
     
Acesso à Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

Instituição de Ensino: 31010016 | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Área Básica: Saúde Pública (40602001) | Área de Avaliação: Saúde Coletiva
Regime Letivo: Semestral | Código do Programa: 31010016014P4

Área de Concentração do Programa: Saúde da Criança e da Mulher
Nota Capes: 5 (cinco)

 < voltar para topo


3. Público-alvo

O perfil esperado do egresso inclui profissionais que atuam em processo de atenção e gestão em serviços, ações, programas e redes assistenciais voltados para esses grupos populacionais. Nessa perspectiva, a exposição dos alunos aos conteúdos do campo da Saúde Coletiva, com o recorte da saúde da mulher, da criança e do adolescente, possibilita a formação de profissionais com capacidade para a prospecção de problemas, lacunas e oportunidades de intervenção, assim como o desenvolvimento de instrumentos e métodos para o monitoramento das ações e indicadores de saúde com foco na melhoria dos processos e dos resultados. Pretende-se que esses egressos sejam capazes de produzir e analisar criticamente estudos e pesquisas em seu processo de trabalho, com base no método científico experimentado no MPSCM.

 < voltar para topo


4. Coordenação

Maria Auxiliadora de Souza Mendes Gomes
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0224928878835303
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Saúde da Criança e da Mulher pelo IFF/Fiocruz, em 1995, e doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É também pesquisadora e docente do IFF/Fiocruz, Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) do IFF/Fiocruz e Consultora do Ministério da Saúde (MS). Tem experiência em pesquisa e gestão na área de Saúde da Criança e da Mulher, atuando principalmente nos temas da avaliação de programas, ações e tecnologias em saúde, assistência perinatal e pediátrica, aleitamento materno e saúde da criança.

 

Cynthia Magluta
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2790103927640974
E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1981, mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), em 1992, e doutorado em Ciências na área da Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2010. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão hospitalar, assistência perinatal, planejamento em saúde, implementação de diretrizes clínicas, neonatologia e acesso a serviço de saúde.

 < voltar para topo


5. Linhas de Pesquisa

•    Adoecimento Crônico e Deficiências de Crianças e Adolescentes;
•    Defeitos Congênitos, Síndromes Genéticas e Agravos Correlatos;
•    Morbimortabilidade da Mulher;
•    Saúde Perinatal, da Criança e do Adolescente;
•    Sexualidade, Produção, Gênero e Saúde;
•    Violência e Saúde.

 < voltar para topo


6. Disciplinas
Acesse aqui a lista de disciplinas.

 < voltar para topo

 

7. Docentes
Acesse aqui a lista de docentes do MPSCM.

 

 < voltar para topo


8. Produção Acadêmica

    Em construção

 < voltar para topo


9.  Links Importantes

Arca
https://www.arca.fiocruz.br/

Campus Virtual Fiocruz
https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/

Capes
https://www.gov.br/capes/pt-br

CNPq
http://cnpq.br/

Faperj
http://www.faperj.br/

Finep
http://www.finep.gov.br/

Google Escolar
https://scholar.google.com.br/?hl=pt

Periódicos Capes
https://www.periodicos.capes.gov.br/

Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Fiocruz
https://print.campusvirtual.fiocruz.br/pt-br/node/6

Qualis Capes
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

 

 < voltar para topo

10. Inscrições

Clique aqui para acompanhar os processos seletivos.

 < voltar para topo


11. Contato

Telefone da Gestão Acadêmica: (+55 21) 2554-1700 - Ramais 1832 e 1833
E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Av. Rui Barbosa, 716, 4º andar - Flamengo, Rio de Janeiro / RJ, Brasil
CEP: 22250-020

 

 < voltar para topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos