IFF/Fiocruz recebe delegação internacional para diálogo sobre saúde da mulher e da criança no Brasil

 

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) recebeu, no dia 28/10, a visita de um grupo formado por obstetras, parteiras e ginecologistas do Reino Unido, Holanda, Malta e Austrália. A comitiva foi liderada pelo Professor Dr. Richard Smith e teve como objetivo conhecer o cenário da saúde da mulher e da criança no Brasil, além de entender o papel do IFF como Instituto Nacional. 

O grupo foi recebido pela equipe da Coordenação de Ações Nacionais e de Cooperação (Andrea Zin, Maria Teresa Massari e Priscilla Vilella) e pelo ginecologista e obstetra Marcos Dias. Durante o encontro, foram apresentados dados sobre o país e indicadores de saúde, como mortalidade materna e infantil, taxa de fecundidade e prematuridade. Também foram discutidas diferenças entre os partos realizados em hospitais públicos e privados, como o uso de intervenções, presença de acompanhantes e métodos não farmacológicos. 

A equipe do IFF/Fiocruz também apresentou sistemas e redes coordenados pelo Instituto, como a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), o Sistema de Apoio à Decisão Clínica (SADEC), o Sistema de Monitoramento da Atenção Obstétrica e Neonatal (SMCON) e o Portal de Boas Práticas. 

Entre os desafios apontados estão a mortalidade materna evitável, a alta taxa de cesarianas, desigualdades regionais e raciais, o subfinanciamento do sistema público e a dificuldade de monitoramento das ações. 

Ao final, o grupo foi recebido pela enfermeira Maira Domingues, do Banco de Leite Humano, e realizou uma visita ao hospital, conhecendo de perto a estrutura e os serviços oferecidos pelo Instituto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos