IFF/Fiocruz presente no lançamento da Rede Nascer, em Goiás, para fortalecer o cuidado materno e infantil

 

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) apoiou a elaboração da Rede Nascer, em Goiás, e participou do seu lançamento em Goiânia, no dia 9/10. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, contou com apoio técnico da equipe da Coordenação de Ações Nacionais e de Cooperação do IFF com foco no fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão, qualificação de práticas clínicas e monitoramento de indicadores do cuidado obstétrico e neonatal. O programa tem como objetivo acompanhar a mulher de forma integral e humanizada desde o pré-natal até os dois primeiros anos de vida do bebê, assegurando qualidade, segurança e equidade no cuidado em consonância com a Rede Alyne, lançada pelo Ministério da Saúde em setembro de 2024. 

Coordenadora de Ações Nacionais e de Cooperação, Maria Gomes, destacou a relevância da articulação entre diferentes níveis de gestão para assegurar melhores práticas: “Goiás dá um grande passo ao trazer para sua rede o compromisso com a cobertura e continuidade assistencial de forma regionalizada, com muita base técnica, trabalhada a muitas mãos por uma equipe competente. Os pressupostos e o desenho da Rede fortalecem o pré-natal e as maternidades com planejamento, gestão e garantia de qualidade no cuidado”, afirmou. 

 Equipe do IFF/Fiocruz com equipe SES-GO durante lançamento da Rede Nascer 

É importante frisar que a Rede Nascer oferece um conjunto abrangente de ações, incluindo: 
- Acompanhamento completo da gestação, com consultas regulares, exames essenciais e educação em saúde; 
- Apoio nutricional e psicossocial, reconhecendo a importância do bem-estar integral da mãe e do bebê; 
- Encaminhamento para maternidades de referência, garantindo partos seguros; 
- Suporte ao bebê até os dois anos, com acompanhamento do desenvolvimento e vacinação. 

Com essa iniciativa, o IFF/Fiocruz reafirma seu papel de Instituto Nacional do Ministério da Saúde no apoio a gestores e técnicos de todo o Brasil na promoção de soluções inovadoras e na qualificação das redes de atenção à saúde, fortalecendo políticas públicas voltadas à redução da mortalidade materna e infantil. 

 Maria Gomes com o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível dos Reis Santos Júnior e equipe, e com a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-GO), Patrícia Palmeira de Brito Fleury, além da equipe do IFF/Fiocruz nos territórios, formada por Diala de Carvalho Rodrigues Máximo e João Lino Franco Borges. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos