O projeto "Cuidadoria de Mães" do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), coordenado por Katia Moss e Mariana Setúbal, promoveu um evento, no dia 16/5/24, em comemoração ao Dia das Mães. As acompanhantes de crianças com doenças crônicas que vivenciam internações de longa permanência no Instituto visitaram o Centro Cultural da Marinha e passearam na embarcação da Marinha do Brasil, como uma atividade referência ao eixo "Cuidado, Cultura e Lazer".
O projeto promove um espaço que congrega um conjunto de tecnologias leves formando um dispositivo multidisciplinar de produção de cuidados à saúde dessas mulheres cuidadoras. Na ocasião, as mães também prestaram homenagem ao Centenário do IFF/Fiocruz. Cabe mencionar que a "Cuidadoria de Mães" é um dos 30 projetos aprovados no edital do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA) de 2023.
As acompanhantes de crianças com doenças crônicas que vivenciam internações de longa permanência no Instituto visitaram o Centro Cultural da Marinha e passearam na embarcação da Marinha do Brasil
Já no dia 20/5/24, foi realizada no Alojamento Conjunto da Área de Atenção Clínico-cirúrgica à Gestante do IFF/Fiocruz uma comemoração que contou com a participação das mães internadas, acompanhantes e profissionais de saúde da maternidade.
A programação foi cultural e educativa
As enfermeiras do Alojamento Conjunto, Luciana Fillies e Danielli Ciuffo, abriram o evento parabenizando as mães e acompanhantes e, em seguida, declamaram uma poesia com reflexões sobre o valor das mães. A secretária, Gerusa Bispo, cantou a linda música “Exemplo de Mulher” da autora Liz Lanne, homenageando as mães.
As enfermeiras, Nina Savoldi e Catarina da Motta, promoveram uma roda de conversa sobre a importância do aleitamento, os cuidados de manejo para o sucesso da amamentação, e a importância do leite humano, melhor alimento de maneira exclusiva de zero aos seis meses e de forma continuada até os dois anos ou mais.
As participantes tiveram oportunidade de falar sobre suas experiências com a maternidade, dúvidas em relação ao aleitamento materno, cuidados com o bebê e autocuidado. Também foi reforçado sobre a importância da doação de leite humano para o Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto.
As mães foram contempladas com cartão e folder educativo
A programação foi encerrada com um lanche saudável e especial para as mães, oferecido pela Nutrição do IFF/Fiocruz. “Foi de grande importância esse momento educativo, cultural e de lazer. Através dessa singela confraternização, elas se sentiram valorizadas e suas dúvidas foram esclarecidas”, contou Nina Savoldi.
Profissionais realizaram homenagem na Maternidade do IFF/Fiocruz