I Congresso de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa terá transmissão online


Nos dias 14 a 16 de maio de 2024, ocorrerá o I Congresso de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Luanda, Angola. O evento será realizado no formato híbrido, como uma forma de oportunizar a participação ativa de toda a Rede de Bancos de Leite Humano. A presença dos membros da rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH-Fiocruz) permitirá a troca de conhecimentos técnicos e científicos, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de bancos de leite em todos os países membros. Por conta da diferença de horário entre os países, a transmissão será iniciada às 9h no horário de Brasília.

No dia 13 de maio serão transmitidas as atividades do pré-congresso, iniciando com a solenidade de abertura às 10h (horário de Brasília), o encontro “Aprendendo com as mulheres que constroem a história da amamentação e da doação de leite humano na CPLP”, apresentação de vídeos sobre experiencias de mulheres que compartilham sua maternidade doando leite e roda de conversa.

Slogan da campanha Mundial de doação de Leite Humano 2024

O início do congresso ocorrerá no dia 14 de maio às 9h do horário de Brasília, com o ato inaugural. Serão realizadas homenagens às 10h15, apresentação do slogan da campanha mundial de doação 2024: “amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida” – vencedor do processo seletivo global às 10h30, com a participação da autora. Conferência de abertura com o tema Banco de Leite Humano: Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional para Recém-Nascidos de Risco e Lactentes acontecerá às 10h45 e na sequência haverá uma atividade cultural. Após o intervalo, será apresentado um panorama da ação Banco de Leite Humano na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às 12h30.

No segundo dia do congresso, será iniciada a sessão Garantia de Acesso ao Leite Humano às 9h do horário de Brasília e às 11h30 a sessão com o tema Garantia de Qualidade do Leite Humano.

No dia 16 de maio, último dia de congresso, às 9h do horário de Brasília, iniciaremos com a Conferência da Rede de Bancos de Leite Humano no Âmbito do PECS-CPLP e às 9h30 apresentação da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP na Perspectiva dos Ministérios da Saúde dos Países. Após o intervalo, às 11h30 haverá o painel sobre a Cooperação Técnica Internacional em Banco de Leite Humano: uma articulação entre Estados em favor da Saúde Global e apresentação do Plano de Ação da rBLH-CPLP 2024-2025 e Assinatura da Carta de Luanda 2024 às 12h30.

Confira a programação completa do evento (com o horário Angola), acessando clicando aqui.

Dados nacionais de Produção da Rede de Bancos de Leite Humano, do Estado do RJ e do BLH do IFF/Fiocruz - primeiro trimestre de 2024


Dados referentes a 2023


Para conhecer os Dados de Produção da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano de 2000 a 2023, clique aqui. Os dados de 2024 pode acompanhar aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos