NAPEC - Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)

O Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (NAPEC) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) atende, através de sua equipe de voluntários, a clientela do Instituto composta por mulheres, crianças, adolescentes e suas famílias - com doenças crônicas ou adoecidos gravemente - em situação de internação hospitalar ou atendimento ambulatorial.

O objetivo principal da iniciativa é promover espaços de cultura e educação, através do lazer e entretenimento colaborando assim com o desenvolvimento integral da saúde.

A atuação se dá em todos os espaços do IFF, funcionando de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Os voluntários são recrutados através de divulgação (mídia e terceiros), os quais participam de reuniões de apresentação dos projetos do núcleo, características e cuidados no espaço hospitalar, bem como a comunidade atendida, passando por uma capacitação pratica com 1 mês de duração ou o equivalente a 8 horas de treinamento. Durante este processo uma pessoa de referência do Núcleo fica disponível para esclarecimento de eventuais dúvidas e ou dificuldades. 

Como finalização da capacitação, uma nova reunião é realizada, momento este em que os voluntários discutem a vivencia deste tempo e trocam experiências, ficando cientes das normas de funcionamento, funções do voluntario na instituição, e assinando por fim o termo de adesão ao trabalho.

Como forma de aprimoramento e embasamento teórico são realizadas reuniões ou palestras mensais, com duração de 2horas, com temas que incluem saúde, literatura, cultura, entretenimento dentre outros. 

Capacitar, exercitar e aprimorar os voluntários qualifica, responsabiliza e os compromete, diferenciando-os da informalidade.

A seguir um breve resumo dos projetos do Núcleo.
Uma breve descrição dos projetos:

Projeto Biblioteca Viva:

Objetiva promover um espaço de vitalidade, atenuando o impacto da hospitalização. Visa também estimular o hábito da leitura, a criatividade e organização do pensamento.

Projeto Voluntário Acompanhante:

Acompanha a criança ou adolescente internado no Instituto na ausência de seu responsável legal.

Projeto Videoteca:

Faz empréstimo de DVDs infantojuvenis às crianças e adolescentes internados no Instituto.

Projeto Educação Informal como Incentivo à Escolarização da Criança/Adolescente Hospitalizada:

Tem como proposta inserir mecanismos de facilitação e motivação para o retorno escolar pós alta utilizando mídias interativas diversas.

Projeto “A literatura como instrumento de interação na sala de espera do ambulatório de Neurologia através de um atendimento especializado”:

Objetiva melhorar a qualidade do atendimento e facilitar a ressignificação dos pacientes para seus familiares, profissionais de saúde e outros usuários.  São utilizados brinquedos, jogos educativos, material de livre criação como complemento aos livros de histórias.

Campanhas:

Apoia as famílias que frequentam o Instituto através de campanhas de arrecadação, como por exemplo: melhoria de moradia, reformas de imóveis com condições básicas para receber crianças dependentes de alta tecnologia possibilitando assim a alta hospitalar, compra ou aluguel de artefatos tecnológicos como concentradores de oxigênio e aspiradores de traqueostomia, bipap, cadeiras de roda entre  outros, fornecimento de vale-transporte para os acompanhantes a fim de que possam dar continuidade ao tratamento médico após alta hospitalar,  além de campanhas de arrecadação de leites especiais, alimentos, vestuário, carrinhos, berços, fraldas entre outros.  

Classe Hospitalar:

Parceria entre o IFF e a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro que permite que crianças e adolescentes internados no Instituto continuem sua formação escolar.

Confira fotos

Maria Magdalena Q. de Oliveira
Coordenadora Geral do NAPEC
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    -   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Av. Rui Barbosa nº 716/ 2º andar- Prédio dos especializados
Flamengo RJ /22250-020. Rio de Janeiro.
Tel.: 25541900

Informações Adicionais