IFF abre chamada pública para Mestrado Acadêmico e Residência

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), disponibilizam as seguintes chamadas públicas para cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto sensu em 2018:

Pós-graduação – Mestrado Acadêmico em Saúde da Criança e da Mulher, em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher

Programas de Residência em Saúde (Médica, Enfermagem e Multiprofissional)

  

Programas de Pós-Graduação Lato sensu (IFF/Fiocruz e INI/Fiocruz)

A Residência em Saúde é uma modalidade de Pós-Graduação Lato sensu que constitui um programa de formação em serviço, destinado aos profissionais da área de saúde, sob orientação/supervisão de profissionais altamente qualificados, seguindo orientações específicas da legislação que rege cada modalidade.

Os Programas de Residência em Saúde do IFF e do INI se dividem em:

 

Residências Médicas:

- quatro programas de nível R1 no IFF (Cirurgia Pediátrica, Genética Médica, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria);

- um programa de nível R1 no INI (Infectologia);

- seis programas de nível R3 no IFF (Alergia e Imunologia Pediátrica, Infectologia Pediátrica, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Neurologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica).

 

Residências de Enfermagem:

- cinco programas de nível R1 no IFF (Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Neonatal, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem em Controle de Infecções Hospitalares, Enfermagem em Banco de Leite Humano).

Residência Multiprofissional:

- um programa de nível R1 no IFF (Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos) que contempla sete Áreas Profissionais (Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional).

Clique aqui para acessar a página com o edital e demais informações do processo seletivo dos programas de Residência em Saúde 2018.

Mais informações sobre o processo seletivo dos Programas de Residência: Centro de Estudos Olinto de Oliveira, através dos contatos (21) 2554-1700 / 2553-6504 / e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (IFF/Fiocruz)

Os cursos dos programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM) e em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher (PASCM) são gratuitos. O PGSCM está com 25 vagas, na área de atuação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Criança e da Mulher e o PASCM está com 18 vagas, na área de atuação em Medicina II e se destina aos profissionais de nível superior interessados em realizar pesquisas aplicadas na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Criança e da Mulher.

As linhas de pesquisa são:

Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher: Adoecimento crônico e deficiências de crianças e adolescentes; Defeitos congênitos; Síndromes genéticas e agravos correlatos; Morbimortalidade da mulher; Saúde perinatal da criança e do adolescente; Sexualidade, reprodução, gênero e saúde; Violência e saúde.

Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher: Aspectos Ambientais; Epidemiológicos; Clínicos na Promoção da Saúde e Prevenção da Morbimortalidade da Criança e do Adolescente; Fisiopatologia de Doenças de Crianças em Maior Risco; Genética Médica Aplicada a Saúde da Criança e Adolescente; Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher; Saúde perinatal.

As inscrições para a chamada pública para a Pós-Graduação – Mestrado Acadêmico em Saúde da Criança e da Mulher e em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher 2018, que serão realizadas no período de 07/10 a 17/10, devem ser feitas pelo site da Plataforma SIGA.

Mais informações sobre o processo seletivo da Pós Graduação Stricto sensu: Secretaria Acadêmica, através dos contatos – (21) 2554- 1833 / (21) 2554- 1832 / e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



Publicado em 02/10/18

Informações Adicionais