Atenção à Saúde

A Área Atenção à Saúde articula ações específicas em saúde da mulher, da criança e do adolescente que prescrevem aplicação de cuidados de alta complexidade em ambiente hospitalar, ambulatorial, na rotina do hospital-dia e na modalidade de atenção domiciliar. Como instituição de referência à saúde brasileira, o IFF cumpre um papel relevante quanto ao aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da qualificação, promoção da saúde e ampliação do acesso e garantia dos direitos da população aos serviços e insumos de saúde.

A Área de Atenção à Saúde é composta por 131 leitos com uma qualificada estrutura de suporte logístico-operacional que permite a realização, anualmente, de cerca de 4.500 internações, 60 mil atendimentos ambulatoriais, 2.500 cirurgias, 150 mil procedimentos de suporte diagnóstico e terapêutico e 1.200 atendimentos domiciliares para pacientes oriundos do Rio de Janeiro e de outras regiões brasileiras.

A assistência multidisciplinar do Instituto conta com profissionais qualificados para prestar atendimento nas áreas de Alergia, Anatomia Patológica, Anestesia, Banco de Leite Humano, Cardiologia, Cirurgia Pediátrica, Cuidados Paliativos, Dermatologia, Endoscopia Digestiva e Respiratória Diagnóstica, Enfermagem especializada, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Genética Médica, Ginecologia, Imunologia, Infectologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neuropediatria Clínica, Nutrição Clínica, Obstetrícia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. A atuação do IFF na área de aleitamento materno também é importante referência nacional e internacional, da qual resultou a coordenação da Rede Brasileira de Bancos de Leite (rblh-Br), considerada a maior e mais complexa do mundo, com mais de 200 unidades em todo o país e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH). Atualmente o o Instituto apoia 23 países no desenvolvimento e fortalecimento da política de aleitamento materno e na instalação de BLHs.

Outro centro de referência localizado no IFF, a Genética Médica, dispõe de laboratórios de citogenética clínica e genética molecular aplicada; Centro de Infusões Venosas e Terapia de Reposição Enzimática e ambulatórios de osteogênese imperfeita, erros inatos do metabolismo, pré-natal de alto risco e aconselhamento genético. No IFF, são realizados exames genéticos de análise dos cromossomos (cariótipo e protocolos voltados para síndromes com instabilidade cromossômica) e pesquisas das síndromes genéticas associadas às doenças genômicas.

Informações Adicionais