IFF/Fiocruz realiza estudo para saber a intenção dos brasileiros em se vacinar contra a Covid-19

Você, que é adulto, brasileiro e mora no Brasil, está sendo convidado a participar de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Chamado de Estudo Trend, a avaliação, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFF/Fiocruz (CEP-IFF), tem como objetivo entender se você tem a intenção de se vacinar contra a Covid-19, quando ela for disponibilizada para você.

O estudo, coordenado pela imunologista e pesquisadora clínica da Unidade de Pacientes Graves (UPG) do IFF/Fiocruz Daniella Moore, foi idealizado por uma equipe multiprofissional do Instituto. “As pessoas que aceitarem participar desta pesquisa, vão nos ajudar a entender os motivos da sua escolha, compreendendo o posicionamento e motivações que permeiam esta tomada de decisão. O benefício do estudo é possibilitar um canal para que os brasileiros(as) possam falar o que pensam sobre a vacina da Covid-19, suas dúvidas e medos”, conta a pesquisadora.


O questionário é anônimo e os participantes não serão identificados

Abaixo, Daniella Moore conta mais detalhes sobre a iniciativa:

O que motivou a realização da pesquisa?

Daniella: A pandemia da Covid-19 tem sido um desafio no mundo todo. Uma situação sem precedentes, levando a perda de vidas, sobrecarga dos serviços de saúde, abalos na saúde mental, fechamento de escolas, crise social e financeira. Para uma doença com a gravidade da Covid-19, que já levou a mais de 217 mil mortes no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), a vacinação surge como uma oportunidade para conter o vírus e trazer a tão esperada imunidade de rebanho. Para isto, houve altos investimentos e grande dedicação de pesquisadores em todo mundo para o desenvolvimento de uma vacina. Entretanto, tem sido observado em alguns países que já começaram a vacinação, que uma parcela dos indivíduos tem mostrado hesitação em se vacinar.

Como lidar com essa questão do receio de um grupo da população em se vacinar?

Daniella: Muitos pesquisadores já enxergam que a hesitação vacinal é a próxima onda da Covid-19. Para que seja possível a imunidade de rebanho e controle da disseminação da infecção, é necessário que todos sejam vacinados. Desta forma, é fundamental compreender como os brasileiros estão pensando a respeito desse assunto. O entendimento dos motivos que permeiam a indecisão, hesitação ou até mesmo a negativa em se vacinar pode possibilitar a formulação de uma estratégia para melhorar a adesão vacinal, esclarecer dúvidas e diminuir o receio das pessoas.

Como está a adesão ao estudo Trend?

Daniella: O estudo começou na tarde do dia 22/1, e, em 48h, já tinham mais de 140 mil respostas no formulário on-line. Eu e o grupo envolvido no projeto ficamos surpreendidos com o altíssimo número de respostas ao formulário, em tão pouco tempo, e compreendemos que o estudo veio de encontro a uma necessidade da população brasileira em expressar seus sentimentos e pensamentos referentes ao tema.

O que esperam com essa avaliação?

Daniella: Esperamos que o estudo possa ser o instrumento para dar voz aos brasileiros(as) e que possibilite identificar os anseios, receios e dúvidas que rondam o tema da vacina contra a Covid-19 que possam estar impactando negativamente na intenção de fazer a vacina.

Qual a equipe da pesquisa?

Daniella: Fazem parte da equipe do estudo profissionais de várias áreas do IFF/Fiocruz: Karla Gonçalves Camacho, Zina Maria Almeida de Azevedo, Saint Clair Gomes Junior, Dimitri Marques Abramov, Maria de Fátima Junqueira Marinho, Adriana Teixeira Reis, Livia Almeida de Menezes, Marcio Fernandes Nehab, Margarida dos Santos Salú, Carlos Eduardo da Silva Figueiredo, Maria Elisabeth Lopes Moreira, Zilton Farias Meira e Vasconcelos, Flavia Amendola Anisio de Carvalho, Livia Mello e Roberta Fernandes Correia.

Como os interessados podem saber mais informações e participar do estudo?

Daniella: Acesse aqui o formulário on-line para participar do estudo. A equipe do projeto está mantendo um canal de informação e interação no Instagram, através de postagens com informações sobre a vacina contra a Covid-19. Quem tiver dúvidas referentes ao estudo, pode entrar em contato com:

A equipe do projeto
Telefone: (21) 2554-1839
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Comitê de Ética em Pesquisa do IFF/Fiocruz
Telefone: (21) 2554-1730
E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Informações Adicionais