Pesquisadora do IFF/Fiocruz é uma das vencedoras do 2º Concurso de Invenções Patenteadas da América Latina (Prosur)

O Foro de Cooperação sobre Aspectos de Informação Operacional e de Propriedade Industrial (Prosur) e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) promoveram, na última quarta-feira (10/6), um evento virtual com os vencedores do 2º Concurso de Invenções Patenteadas da América Latina (Prosur). O concurso, que visa destacar as melhores invenções da América Latina que foram protegidas como Patente de Invenção ou Modelo de Utilidade, levando em consideração o potencial para geração de benefícios sociais, de impacto ambiental e benefícios econômicos, teve como uma das premiadas uma representante do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

A fonoaudióloga e pesquisadora Nádia Rodrigues Mallet, que ingressou no Instituto em 1989 e atuou durante anos na Pediatria do IFF/Fiocruz, foi contemplada duplamente, como Mulher Inventora mais bem colocada e em segundo lugar com o projeto "Dispositivo para a Alimentação Complementar para Bebês de Risco”. Sobre o invento, que possui o objetivo de reduzir riscos e facilitar a alimentação oral de recém-nascidos pré-termo (que nascem antes de 37 semanas de idade gestacional), Nádia comentou. “O desenho desse dispositivo foi baseado na observação ao longo da minha experiência profissional trabalhando com recém-nascidos de risco em UTI Neonatal desde 1990 e utilizando copinhos como método alternativo à mamadeira, para administrar o complemento da dieta, aos recém-nascidos desde 1999”.


A fonoaudióloga e pesquisadora do IFF/Fiocruz Nádia Rodrigues Mallet

Feliz com o reconhecimento, a pesquisadora contou que o produto já está em produção comercial e espera que em breve esteja disponível para instituições de saúde do país. “Com o projeto, espero ajudar no aleitamento materno e, assim, contribuir para a saúde desses bebês que tanto precisam. Estou muito feliz pelo reconhecimento e agradeço a todos que cooperaram e me ajudaram a chegar até aqui”, disse ela.

Informações Adicionais