Celebração do Dia Mundial de Doação de Leite Humano: solidariedade em tempos de pandemia

 


Evidências científicas comprovam que a Covid-19 não é transmissível pelo leite materno.
Para mais informações consulte o site: www.rblh.fiocruz.br ou ligue gratuitamente para: 0800 026 8877

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano, além de estimular a doação de leite materno. Este ano, a comemoração acontece em uma situação atípica em meio a pandemia do coronavírus (Covid-19). Entretanto, a doação de leite materno continua sendo mais do que importante, vital para muitos recém-nascidos prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais. É por isso que agora, mais do que nunca, a solidariedade deve ser incentivada.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) no enfrentamento do Covid-19 esta promovendo a sua mobilização a favor da doação de leite humano levando mensagens de esclarecimento, de segurança para as mães, segurança para os profissionais e da importância da continuidade da amamentação nos dias atuais.

A respeito, a coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescentes Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Danielle Aparecida da Silva, ressalta. “Durante este período de pandemia, as equipes dos bancos de leite humano buscam levar informação para às mulheres que desejam amamentar os seus filhos, doar o seu leite, e também aos profissionais de saúde. Amamentar é seguro e evidências científicas comprovam que o vírus não é transmissível pelo leite materno. Quanto a doação, a rBLH sempre alinhou seus processos com as normas de biossegurança, e neste momento, seguimos realizando a coleta domiciliar das doações com toda segurança para quem doa”.

Assim, respeitando as normas de distanciamentos social, a rBLH realizará seus eventos de celebração em rede, de maneira virtual (webconferências e mídias sociais). A ocasião servirá também para comemorar os 10 anos de assinatura do documento “Carta de Brasília 2010”, que instituiu o 19 de maio como Dia Mundial de Doação de Leite Humano. E, nesse sentindo, será aproveitado para rever as ações realizadas nos últimos anos na promoção desse dia, através da temática ‘revisitando o passado, construindo o presente’.

Serviço:

A programação será realizada na terça-feira (19/5) pelas sub-redes da Rede Global de Bancos de Leite Humano, nos seguintes horários:

10h > rBLH- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);
12h > rBLH-Brasil (BR);
14h > rBLH-Iberoamérica.  

Conexão por webconferência:

Para participar através de computador com acesso à banda larga usando o Google Chrome:

1. Acesse: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rute-rblh
2. Na janela "Não tenho uma conta", digite seu nome e município/estado e clique em “entrar”;
3. Aguarde um instante e seja bem-vindo à sala virtual!

A rBLH conta com a participação de todos. Assista!



    

Informações Adicionais