IFF promove ações alusivas ao Dia Mundial de Higienização das Mãos

Edição: Suely Amarante

Todos os anos no mês de maio, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) celebra o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio, com várias ações de conscientização pelo Instituto. Cuidados de saúde limpos e seguros são reconhecidos como um dos desafios urgentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2004, com o 1º Desafio Global da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente: “Uma assistência limpa é uma assistência mais segura”. E desde então, a prática de higienização das mãos foi elencada como a medida mais simples e eficaz na prevenção e combate das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e meta primordial para Segurança do Paciente.

No atual cenário epidemiológico da pandemia do novo coronavírus, onde a humanidade está temerosa, mas ao mesmo tempo esperançosa pela cura da COVID-19, a OMS teve a sensibilidade de homenagear as enfermeiras e parteiras/obstetrizes que atuam no momento mais sublime da vida, o nascimento! Neste ano, o tema da Campanha Mundial de Higienização das Mãos faz alusão à essas nobres profissionais: “Enfermeiras e Parteiras, o cuidado limpo está em suas mãos!"

No dia 5 de maio, a OMS convoca todos os profissionais de saúde para se unirem a esta rede e parabenizarem as enfermeiras (os) e parteiras/obstetrizes pelo trabalho monumental que elas fazem para manter nossos pacientes, famílias e colegas em segurança, prevenindo infecções associadas ao trabalho de parto e puerpério, principalmente, nos serviços de saúde.

Por conta de pandemia e para evitar aglomerações, a CCIH, em parceria com o Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec/IFF) e Direção do Instituto farão ações diferentes dos anos anteriores. Este ano, eles passarão as orientações e mensagens de conscientização através de vídeos educativos, que serão veiculados através dos canais internos de comunicação do IFF.

Em 5 de maio, lembremos do nosso maior desafio, o nosso autocuidado e o cuidado limpo e seguro para os nossos pacientes e nos atentarmos aos 5 momentos de Higienização das Mãos:

Momento 1: antes de contato com o paciente;
Momento 2: antes da realização de procedimentos assépticos;
Momento 3: após risco de exposição a fluidos corporais;
Momento 4: após contato com o paciente;
Momento 5: após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado o paciente.

Informações Adicionais