BLH do IFF/Fiocruz realiza iniciativas em prol do Agosto Dourado

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada, desde 1992, em mais de 120 países. Para celebrar a data e reforçar a conscientização e apoio a amamentação, a equipe do BLH do IFF/Fiocruz realizou, em 5/8, uma roda de conversa com mães e familiares de bebês internados em UTI neonatal e neocirúrgica. A enfermeira pediátrica Maíra Domingues, a residente de enfermagem Priscilla Barbosa, a neonatologista e pediatra Alana Kohn, a pediatra Marlene Assumpção, a enfermeira Rafaelle Cristine e a psicóloga Eliane Caldas deram dicas para garantir o sucesso da amamentação, abordando temas, como: a manutenção da produção de leite; benefícios do leite materno; a importância do contato pele a pele com pai e mãe quando e por quanto tempo quiserem após liberação da equipe de saúde da UTI neonatal; manter a alimentação e hidratação adequada; e descansar quando possível. “É muito importante a roda de conversa para sanar nossas dúvidas, pois precisamos estar preparados para esse momento da amamentação, que não é simples, é uma troca de amor que envolve muitos fatores e o BLH vem me ajudando no dia a dia”, disse a participante Bruna Lourenço de Lima Garcia. “O BLH é a casa de apoio à amamentação para a família, desde o pré-natal, todo o período de internação hospitalar na UTI neonatal, a primeira consulta de seguimento, e enquanto estiver amamentando”, informou Maíra Domingues.



Roda de conversa no BLH do IFF/Fiocruz

Em seguida, aconteceu a Dança Circular , atividade terapêutica com os participantes. “A dança atua nos níveis físico, mental, emocional e espiritual, com benefícios para todos que passam por momentos de tensão, amenizando a ansiedade, vibrando alegria, positividade e esperança”, explicou a professora Sandra Mazzoni. O encerramento contou com lanche da Comendo Melhor e Saudável  e sorteio de brindes da loja Abracadabra . “Acreditamos que a maternidade é uma descoberta e nós queremos estar do lado da família para ser aquele ombro amigo, acompanhando o desenvolvimento tanto dos pequenos, quanto das mamães e papais. Preparamos um kit com mimos para o cuidado das mães e dos bebês e estamos muito animados para as próximas parcerias”, afirmou a coordenadora de conteúdo da Abracadabra, Robertha Ribeiro.



Profissionais do BLH do IFF/Fiocruz confraternizaram com os participantes da roda de conversa


Ação de promoção ao aleitamento materno no Via Parque Shopping

O Via Parque Shopping , localizado no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, realizou, de 6 a 9/8, o projeto Falando em Família com o objetivo de levar um conteúdo educativo sobre o Agosto Dourado para as famílias que frequentam o shopping. A equipe de saúde do BLH do IFF/Fiocruz esteve presente abordando temas como a importância do aleitamento materno e doação de leite humano, e distribuindo materiais educativos. “Ter a equipe do Instituto esclarecendo dúvidas, acolhendo as mães e seus bebês no “Lounge Amamentação” gerou propósito para o nosso evento de forma humana e prática, foi muito emocionante!”, declarou a supervisora de marketing do Via Parque, Paula Feitosa.


Equipe do BLH do IFF/Fiocruz durante ação no Via Parque Shopping

Encontro com Fátima Bernardes

Como parte das ações do Agosto Dourado, a enfermeira pediátrica Maíra Domingues participou, em 7/8, do programa global Encontro com Fátima Bernardes  e respondeu dúvidas sobre amamentação.




Maíra Domingues e Fátima Bernardes

Palestra no Hospital Municipal Rocha Faria

O Hospital Municipal Rocha Faria, localizado no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, realizou, em 9/8, o II Workshop de Incentivo ao Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano. O evento aconteceu em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e teve como objetivo orientar o público sobre o tema. A psicóloga do BLH do IFF/Fiocruz Eliane Caldas palestrou sobre a importância do Empoderamento para Aleitamento Materno.


Profissionais e participantes reunidos

Serviço:

Clique aqui  para acompanhar todas as atividades em comemoração à SMAM 2019 e ao Agosto Dourado.

Informações Adicionais