Representante de Cabo Verde recebe capacitação em Banco de Leite Humano no IFF/Fiocruz


Jorge Brito, técnico do Hospital Dr. Agostinho Neto de Cabo Verde

Na semana de 24 a 29 de setembro, o Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), em parceria com a Engenharia Clínica da unidade, recebeu o responsável pela Engenharia Clínica do BLH do Hospital Agostinho Neto (HAN) de Cabo Verde, Jorge Brito.

Sua visita teve como objetivo garantir, através da transferência de capacitação técnica, que os profissionais da manutenção dos equipamentos de eletromedicina do BLH do HAN sejam treinados. “A ideia com esta troca de experiências e conhecimentos é que nós possamos dar contas das futuras operações de manutenção desse tipo de equipamento, de forma que o HAN seja um centro de referência para criar e gerenciar mais bancos de leite humano em Cabo Verde e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, referiu Jorge Brito.


A equipe do BLH do IFF com o representante do BLH de Cabo Verde

O acordo de cooperação em bancos de leite humano entre os dois países foi firmado em 2008 e, desde então essa parceria tem permitido que o Brasil realize treinamentos de profissionais, orientação em gestão de planejamentos, assessorias legislativas e apoio técnico, entre outras ações para o fortalecimento da autonomia do BLH no país africano.

“Esta experiência vai possibilitar que o projeto de BLH de Cabo Verde apresente uma melhoria no controle da manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos, assim como disponibilizar sua ampliação para toda CPLP”, finalizou o técnico cabo-verdiano.

Com esse tipo de cooperação internacional, a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) avança na sua missão de promover boas práticas no âmbito dos bancos de leite humano e do aleitamento materno, contribuindo para a diminuição da morbimortalidade infantil em todo o mundo e favorecendo o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Saiba mais sobre as ações do BLH do IFF/Fiocruz.

Saiba mais sobre as ações da rBLH em Cabo Verde.



Informações Adicionais