Programa de Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher

Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher (PPGPASCM) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), recomendando pela Capes em 2010, resultou de um processo de avaliação crítica e de cenários, envolvendo profissionais da instituição e docentes do programa na área da Saúde Coletiva. A formulação da proposta apresentada à Capes foi produto de intensa atividade colaborativa destes profissionais e teve como principal motivação a possibilidade de receber projetos antes levados para o programa da Saúde Coletiva e que não se identificavam com as linhas de pesquisa por apresentarem características e objetivos mais voltados para os interesses da pesquisa clínica.

A criação do PPGPASCM permitiu a incorporação novos grupos de pesquisadores do IFF, com objetos de estudo voltados para a pesquisa básica, translacional e clínica, estão agora ganhando oportunidade de desenvolverem seus projetos com seus alunos no âmbito de um programa de pós-graduação stricto sensu.

Este programa veio, ainda, fortalecer as atividades da Unidade de Pesquisa Clínica do IFF, implantada em 2006, como uma estratégia do Ministério da Saúde de criar uma rede nacional de pesquisa clínica para a realização de ensaios e estudos específicos para o SUS. Também veio a fortalecer a estratégia dos Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – NATS, que são centros selecionados para o atendimento de demandas relativas a incorporação de tecnologias de saúde, avaliação econômica ou gestão do sistema de uma forma geral.

O programa conta atualmente com duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa resultado de uma ampla revisão realizada no plano pedagógico nos anos de 2011/12, em função do credenciamento de pesquisadores da instituição como docentes colaboradores que apresentavam produção ou projetos alinhados com a proposta do programa.

Área de Concentração 1: Saúde Perinatal e Saúde da Criança - Estudos sobre afecções que atingem o período perinatal e infância e sua influência na saúde, no crescimento e desenvolvimento e na qualidade de vida da criança e do adulto incluindo toxicologia ambiental e suas repercussões materno-fetais; pesquisas relacionadas à fisiopatologia de doenças da infância; crescimento/desenvolvimento e estudos voltados para malformações, defeitos congênitos, retardo mental e síndromes genéticas.

Linha de Pesquisa 1: Saúde perinatal - Epidemiologia, pesquisa clínica e avaliação de tecnologias em saúde perinatal envolvendo agravos que influenciem a saúde da mãe, bebê e criança a curto e longo prazo incluindo toxicologia ambiental e neurotoxicologia, crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor.

Linha de Pesquisa 2: Fisiopatologia de doenças de crianças em maior risco - Pesquisas fundamentais, translacionais, epidemiológicas e clínicas, relativas à contribuição de diferentes saberes para o esclarecimento da fisiopatologia das doenças da infância, com vistas ao desenvolvimento de novos biomarcadores de diagnóstico e acompanhamento, caracterização de novos mecanismos de ação de drogas e desenho de novas estratégias de intervenção.

Linha de Pesquisa 3: Genética Médica Aplicada a Saúde da Criança e Adolescente - Pesquisas voltadas para malformações e defeitos congênitos, retardo mental, síndromes genéticas, aconselhamento genético e pré-natal de alto risco genético e tratamento das doenças genéticas. Inclui epidemiologia, pesquisa clínica e estudo dos determinantes sociais, clínicos e ambientais envolvidos na abordagem a criança portadora de malformação ou outras doenças genéticas.

Linha de Pesquisa 4: Aspectos ambientais, epidemiológicos, clínicos na promoção da saúde e prevenção da morbimortalidade da criança e do adolescente - Estudos de determinantes, indicadores de risco e fatores prognósticos de doenças crônicas ou de crianças em estado crítico. Ênfase em metodologia quantitativa, estudos longitudinais e processamento de sinais.

Área de Concentração 2: Saúde da Mulher - Estudos relacionados à abordagem clínica de problemas específicos e relevantes da mulher desde sua fase reprodutiva até a senectude.

Informações:

Secretaria Acadêmica – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Plataforma Siga

Informações Adicionais